O arcebispo católico melquita libanês dom Farès D. Maakaroun visitou a sede do Governo Geral do Shalom, a Diaconia, nesta segunda-feira (26) e deixou uma mensagem aos funcionários e missionários: “Se você não usar seu coração para mudar o mundo, o mundo não vai mudar”. Ele partilhou sobre a ressurreição de Jesus Cristo e o encontro com Tomé. Com a reflexão própria de quem conhece a riqueza da tradição católica oriental, dom Farès emocionou a muitos ao conduzir o discurso centrado no amor esponsal de Cristo e Sua Igreja.
“Tomé falou: ‘Meu Senhor e meu Deus!’. E quando os apóstolos disseram: ‘Nós vimos o Senhor’. O senhor de que? ‘Você viu o Senhor, o meu Senhor? Eu quero ver o meu Senhor, o meu Pai, o meu Deus’. Usando essa palavra nesse sentido, ele colocou o mundo em um casamento profundo com o Esposo. Deus desceu do céu para se casar com o mundo, para levar o mundo a um casamento celestial”, afirmou.
Ele citou o exemplo de Madre Teresa de Calcutá, que, segundo ele, se relacionava com as pessoas mais pobres e doentes o como se fossem o irmão, o esposo, o pai, o filho.
“Aquele Cântico dos Cânticos que eu ouvi agora, para mim foi uma revelação daquele coração. Se você não usar o seu coração para mudar o mundo, o mundo não vai mudar. Nem o dinheiro, nem o poder, nem nada pode mudar. Tudo isso está estragando. É o coração que vai mudar o mundo”, avaliou.
Confira aqui, na íntegra, partilha de dom Farès na Diaconia.
O visitante
Naturalizado brasileiro, dom Farès nasceu no Líbano em 1940 e formou-se em Teologia em Jerusalém. É o atual eparca greco-melquita da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso. Com sede em São Paulo, a Eparquia é uma circunscrição eclesiástica católica bizantina, em plena obediência e comunhão com o Papa Francisco.
O religioso veio a Fortaleza acompanhado de dom José, o bispo auxiliar que o sucederá.
Dom Farès, que é amigo do fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, estava na capital cearense em visita ao arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio. Na manhã de segunda-feira, chegou à Diaconia e conheceu alguns setores. Ao entrar no setor de Criação, responsável pela edição do portal comshalom.org, pelo marketing e o designer gráfico, o bispo olhou para o ícone da “Virgem de Vladimir”. Ele a chamou de “Mãe da Eternidade” e afirmou que foi curado de um câncer ao rezar com aquela representação sacra. Em seguida, distribuiu adesivos da “Virgem de Vladimir” aos funcionários do setor.
Ao meio-dia, ele participou da Missa celebrada diariamente com funcionários e missionários.
Emanuele Sales