Institucional

Arcebispo melquita visita a Diaconia

comshalom

IMG_4165O arcebispo católico melquita libanês dom Farès D. Maakaroun visitou a sede do Governo Geral do Shalom, a Diaconia, nesta segunda-feira (26) e deixou uma mensagem aos funcionários e missionários: “Se você não usar seu coração para mudar o mundo, o mundo não vai mudar”. Ele partilhou sobre a ressurreição de Jesus Cristo e o encontro com Tomé. Com a reflexão própria de quem conhece a riqueza da tradição católica oriental, dom Farès emocionou a muitos ao conduzir o discurso centrado no amor esponsal de Cristo e Sua Igreja.

“Tomé falou: ‘Meu Senhor e meu Deus!’. E quando os apóstolos disseram: ‘Nós vimos o Senhor’. O senhor de que?  ‘Você viu o Senhor, o meu Senhor? Eu quero ver o meu Senhor, o meu Pai, o meu Deus’. Usando essa palavra nesse sentido, ele colocou o mundo em um casamento profundo com o Esposo. Deus desceu do céu para se casar com o mundo, para levar o mundo a um casamento celestial”, afirmou.

Ele citou o exemplo de Madre Teresa de Calcutá, que, segundo ele, se relacionava com as pessoas mais pobres e doentes o como se fossem o irmão, o esposo, o pai, o filho.

IMG_4154
Dom Farès e Moysés Azevedo no setor de Criação

“Aquele Cântico dos Cânticos que eu ouvi agora, para mim foi uma revelação daquele coração. Se você não usar o seu coração para mudar o mundo, o mundo não vai mudar. Nem o dinheiro, nem o poder, nem nada pode mudar. Tudo isso está estragando. É o coração que vai mudar o mundo”, avaliou.

Confira aqui, na íntegra, partilha de dom Farès na Diaconia.

O visitante

Naturalizado brasileiro, dom Farès nasceu no Líbano em 1940 e formou-se em Teologia em Jerusalém. É o atual eparca greco-melquita da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso. Com sede em São Paulo, a Eparquia é uma circunscrição eclesiástica católica bizantina, em plena obediência e comunhão com o Papa Francisco.

mae de Deus virgem de vladimir
Ícone “A Virgem de Vladimir”

 

O religioso veio a Fortaleza acompanhado de dom José, o bispo auxiliar que o sucederá.

Dom Farès, que é amigo do fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, estava na capital cearense em visita ao arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio. Na manhã de segunda-feira, chegou à Diaconia e conheceu alguns setores. Ao entrar no setor de Criação, responsável pela edição do portal comshalom.org, pelo marketing e o designer gráfico, o bispo olhou para o ícone da “Virgem de Vladimir”. Ele a chamou de “Mãe da Eternidade” e afirmou que foi curado de um câncer ao rezar com aquela representação sacra. Em seguida, distribuiu adesivos da “Virgem de Vladimir” aos funcionários do setor.

Ao meio-dia, ele participou da Missa celebrada diariamente com funcionários e missionários.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.