Depois de alguns anos sendo realizada de modo virtual, a tradicional Caminhada com Maria volta a acontecer na Arquidiocese de Fortaleza. A procissão que já chegou a reunir mais de 1 milhão de pessoas celebra a padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, no dia 15 de agosto a partir das 14 horas.
Com o tema “Caminhamos juntos com Maria no amor de Jesus”, a preparação da 21ª edição do evento carrega esta marca da alegria do retorno e da expressão da fé. Diante dos desafios enfrentados pela cidade de Fortaleza, a Igreja local pretende testemunhar a paz e a esperança de construirmos entre nós um ambiente de irmãos, em que não tenhamos medo uns dos outros.
“Graças a Deus nós estamos tendo já há alguns anos a oportunidade de nos expressarmos como um encontro de uma grande família da cidade. A cidade não pode ser pensada como um lugar em que a gente tem medo das pessoas, em que a gente se defende, se fecha. Hoje em dia a gente vê quantas pessoas se protegem dentro de muros, com câmeras e etc. Queremos poder experimentar a tranquilidade de estarmos juntos com os irmãos, porque a nossa vida tem essa dimensão. Então procuramos fazer isso quando celebramos aquela que é a padroeira da nossa cidade, Nossa Senhora, com o título Nossa Senhora da Assunção. E este título nos lembra de Nossa Senhora já no final da sua caminhada, quando vai para o céu. A nossa caminhada também deve ir pra lá e a gente aprende com ela como chegar”. – afirma Dom José Antonio, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza
A programação deste ano começa às 14 horas. O trajeto inicia no Santuário de Nossa Senhora da Assunção e vai até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, pela Avenida Leste-Oeste em um percurso de aproximadamente 12 quilômetros. Afirmando a importância do evento e para motivar a participação de todos, as paróquias intensificam sua programação de Missas pela manhã, para que a tarde e a noite sejam reservadas para honrar a Virgem Maria. Ao chegar na Catedral, haverá a solene coroação de Nossa Senhora, concluindo as festividades.
Padre Francileudo, coordenador da organização da Caminhada, afirma que tudo está pronto para que o dia de solenidade seja vivido com devoção e segurança. “A caminhada com Maria 2023, portanto a vigésima primeira caminhada, já está com tudo pronto. Desde o apoio das instituições públicas, até a organização interna das comissões, dos membros das comunidades, das pastorais, dos movimentos na arquidiocese”.
Campanha Ajude a Fazer a Caminhada com Maria
Uma novidade que acompanha a Caminhada com Maria deste ano é o “Conectados com a Caminhada”. Essa iniciativa, que surgiu durante os anos de pandemia, consiste em uma programação transmitida pela Internet, reunindo artistas católicos, influenciadores e líderes de expressões eclesiais para compartilhar as novidades e convocar a participação de todos no evento.
É importante destacar que a Caminhada com Maria não recebe apoio financeiro de patrocínios ou do poder público. Por isso, neste ano, foi lançada a campanha de arrecadação “Eu ajudo a fazer a Caminhada com Maria”. As pessoas interessadas em contribuir podem fazer doações de qualquer valor por meio do Pix, utilizando a chave PIX 85 99855.0189 (Arquidiocese de Fortaleza).
História
A Caminhada com Maria na Arquidiocese de Fortaleza celebra a sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Todos os anos, o evento reúne uma multidão de católicos que saem em procissão do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a imagem da padroeira é coroada. O percurso percorrido do Santuário de Nossa Senhora da Assunção à Catedral Metropolitana de Fortaleza são de aproximadamente 12,5 quilômetros.
A inspiração da Caminhada Com Maria veio a partir do Papa João Paulo II quando declarou 2003 como o ano do Santo Rosário e pediu aos Bispos do mundo inteiro que realizassem em suas Dioceses um evento relacionado a esta devoção. Foi quando nosso arcebispo Dom José Antônio decidiu criar o evento, que foi declarado Patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Serviço
Data: 15 de agosto, às 14h
Início: 12h – Missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção
Percurso: Avenida Coronel Carvalho, Avenida Leste e Oeste
Término: 18h – Coroação da padroeira na Catedral Metropolitana de Fortaleza
Mais informações: site oficial