Quem nunca ouviu a frase: Quem casa, quer casa!
Essa afirmativa traduz o desejo intrínseco de todo homem e de toda mulher que sonha com um lugar para chamar de seu, especialmente aqueles que iniciam no “Lar Doce Lar” uma nova vida a dois.
Não se trata apenas de juntar mobília, equipamentos eletroeletrônicos e objetos de decoração. A nossa casa deve ser o lugar por excelência vocacionado ao acolhimento, ao descanso, a harmonia e a proteção dos bens e daqueles que nela vivem. Por isso, deve ser projetada considerando a acessibilidade, a rotina e as necessidades daqueles que nela irão habitar.
“Juro que no exercício da profissão de ARQUITETO E URBANISTA , respeitando a ética profissional, lutarei para que a arte e a técnica do meu tempo, orientadas em sentido criador, possam melhor servir ao bem estar material e espiritual do homem.” – Juramento do Arquiteto e Urbanista
Hoje, 15 de dezembro, celebramos o Dia do Arquiteto e Urbanista. Os profissionais desta área utilizam do conhecimento técnico (e humano) para desenvolver projetos que sejam economicamente viáveis, sustentáveis e que tragam àqueles que usufruírem daquele espaço o conforto e o bem-estar não apenas sensorial, mas que alcance a alma. Como expressa nosso juramento, esta profissão é não apenas vocação, mas é também missão!
Duas vocações descobertas
Como todo jovem que termina o Ensino Médio, fiquei meio sem saber qual profissão seguiria. Após tentar Engenharia e Medicina no primeiro ano de Vestibular, no ano seguinte me decidi pela Arquitetura e Urbanismo, pela percepção das habilidades naturais que intuía ter. Posso dizer que aí foi o meu primeiro discernimento vocacional – a vocação profissional – uma vez que já me reconhecia como filho de Deus.
Mas foi durante o tempo de faculdade que também me preparei para assumir outra vocação – o matrimônio. Logo após a minha formatura, eu e Carla ficamos noivos e um ano e meio depois, já trabalhando como arquiteto, recebemos o Sacramento do Matrimônio.
A vida profissional e consagrada | Alegria de servir como caminho de santificação
A minha consagração não é para mim, ela é em vista do outro. E assim também acontece com a minha profissão. Ela deve ser sinal de alegria e de esperança, fazendo de mim um sinal concreto do rosto misericordioso de Cristo Jesus, no justo equilíbrio do meu chamado como homem, esposo, pai e consagrado.
Atualmente, como membro da Comissão de Obras da missão Shalom no Rio de Janeiro, posso colaborar com a evangelização ofertando os meus dons e meus conhecimentos técnicos para cuidar da obra de Deus, através das soluções técnicas para tornar nossos Centros de Evangelização, obras de Promoção Humana e do CEST, lugares que levem ao encontro com o Ressuscitado que passou pela cruz.
“Todo trabalho que for oração, é apostolado.” – São Josémaria Escrivá
Estando a poucos dias para o Natal, onde muitos se ocupam de arrumar a casa ou desentulhar os armários, de modo especial, somos convidados a arrumar também a casa do nosso eu interior para assim, como bons construtores da sociedade e ministros da paz, nos empenharmos a cada dia em fazer crescer a obra de Deus.
Shalom!
Gleidson Machado Paz
Consagrado da Comunidade de Aliança – Missão Rio de Janeiro
Arquiteto e Urbanista | FAU-UFRJ
Membro da Comissão de Reformas da Missão
Casado com Carla. Pai do Gabriel e Mariana
Me chamo Daniel Dias sou cristão e Arquiteto, pesquisei por Shalon na internet para participar de comunidades de Deus onde profissionais seguem ao senhor pois gostaria de trabalhar com pessoas de Deus já que é difícil achar em nossa área pessoas que sigam ao senhor. Instagran daniel.arquiteto3