Sem Categoria

Arquitetura e Urbanismo: O desafio de tornar realidade aquilo que ainda é sonho

“Minha profissão deve ser sinal de alegria e de esperança, fazendo de mim um sinal concreto do rosto misericordioso de Cristo Jesus”

comshalom

Quem nunca ouviu a frase: Quem casa, quer casa!

Essa afirmativa traduz o desejo intrínseco de todo homem e de toda mulher que sonha com um lugar para chamar de seu, especialmente aqueles que iniciam no “Lar Doce Lar” uma nova vida a dois.

Não se trata apenas de juntar mobília, equipamentos eletroeletrônicos e objetos de decoração. A nossa casa deve ser o lugar por excelência vocacionado ao acolhimento, ao descanso, a harmonia e a proteção dos bens e daqueles que nela vivem. Por isso, deve ser projetada considerando a acessibilidade, a rotina e as necessidades daqueles que nela irão habitar.

“Juro que no exercício da profissão de ARQUITETO E URBANISTA , respeitando a ética profissional, lutarei para que a arte e a técnica do meu tempo, orientadas em sentido criador, possam melhor servir ao bem estar material e espiritual do homem.” – Juramento do Arquiteto e Urbanista

Hoje, 15 de dezembro, celebramos o Dia do Arquiteto e Urbanista. Os profissionais desta área utilizam do conhecimento técnico (e humano) para desenvolver projetos que sejam economicamente viáveis, sustentáveis e que tragam àqueles que usufruírem daquele espaço o conforto e o bem-estar não apenas sensorial, mas que alcance a alma. Como expressa nosso juramento, esta profissão é não apenas vocação, mas é também missão!

Duas vocações descobertas

Como todo jovem que termina o Ensino Médio, fiquei meio sem saber qual profissão seguiria. Após tentar Engenharia e Medicina no primeiro ano de Vestibular, no ano seguinte me decidi pela Arquitetura e Urbanismo, pela percepção das habilidades naturais que intuía ter. Posso dizer que aí foi o meu primeiro discernimento vocacional – a vocação profissional – uma vez que já me reconhecia como filho de Deus.

Mas foi durante o tempo de faculdade que também me preparei para assumir outra vocação – o matrimônio. Logo após a minha formatura, eu e Carla ficamos noivos e um ano e meio depois, já trabalhando como arquiteto, recebemos o Sacramento do Matrimônio.

A vida profissional e consagrada | Alegria de servir como caminho de santificação

A minha consagração não é para mim, ela é em vista do outro. E assim também acontece com a minha profissão. Ela deve ser sinal de alegria e de esperança, fazendo de mim um sinal concreto do rosto misericordioso de Cristo Jesus, no justo equilíbrio do meu chamado como homem, esposo, pai e consagrado.

Atualmente, como membro da Comissão de Obras da missão Shalom no Rio de Janeiro, posso colaborar com a evangelização ofertando os meus dons e meus conhecimentos técnicos para cuidar da obra de Deus, através das soluções técnicas para tornar nossos Centros de Evangelização, obras de Promoção Humana e do CEST, lugares que levem ao encontro com o Ressuscitado que passou pela cruz.

“Todo trabalho que for oração, é apostolado.”São Josémaria Escrivá

Estando a poucos dias para o Natal, onde muitos se ocupam de arrumar a casa ou desentulhar os armários, de modo especial, somos convidados a arrumar também a casa do nosso eu interior para assim, como bons construtores da sociedade e ministros da paz, nos empenharmos a cada dia em fazer crescer a obra de Deus.

 

Shalom!

 

Gleidson Machado Paz
Consagrado da Comunidade de Aliança – Missão Rio de Janeiro
Arquiteto e Urbanista | FAU-UFRJ
Membro da Comissão de Reformas da Missão
Casado com Carla. Pai do Gabriel e Mariana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Me chamo Daniel Dias sou cristão e Arquiteto, pesquisei por Shalon na internet para participar de comunidades de Deus onde profissionais seguem ao senhor pois gostaria de trabalhar com pessoas de Deus já que é difícil achar em nossa área pessoas que sigam ao senhor. Instagran daniel.arquiteto3