Em São Luís a festa junina vai até dia 30 de junho, com a tradicional festa de São Marçal. Mas o Arraiá da Paz, promovido pela Comunidade Católica Shalom e São Luís, no último fim de semana, (3) e (4) de julho, atraiu o público que queria estender as festas tradicionais do mês de junho. O arraial aconteceu no largo da Igreja de Santo Antonio de Pádua, no bairro do Cohajap e reuniu cerca de 1700 pessoas nos dois dias de festa.
“O Arraiá da Paz foi uma grande surpresa no que se refere o público que participou dos dois dias no nosso evento. Esperávamos um público de 500 pessoas por noite, mas no sábado conseguimos reunir cerca de mil pessoas. Nossa lanchonete consegui vender tudo, faltou cadeira para o público. E quem ficou em pé aproveitou para brincar com as atrações. Nosso evento teve um salto na qualidade, atratividade para o público. Foi uma mesclagem muito bacana de evangelização e atividade cultural”, comemorou o coordenador do evento, Uerlley Soares.
Com 10 brincadeiras, entre bumba meu boi, quadrilhas, dança portuguesa e forró pé de serra, o Arraiá da Paz também foi um espaço para as famílias e que as crianças puderam aproveitar um espaço preparado especialmente para elas, com piscina de bolinhas e pula-pula.
A estudante Raiana Soares, que a cinco anos mora na Suécia, aproveitou o Arraiá da Paz para matar a saudade da cultura maranhense. “Eu estou morando 5 anos fora do Brasil, e eu amei o arraial, a comida maravilhosa, que eu estava morrendo de saudades de provar, o guaraná Jesus, amei as danças, em especial a portuguesa que acho lindo, a quadrilha. Tudo, gostei de ver que tem muita gente, muitas famílias, as crianças estão aproveitando muito. Ótimo, nota 10”, elogiou Raiana.
Passaram pelo palco da festa o Boi Brilho do Sesc, composto por idosos, que mostrou toda alegria, resistência e juventude da melhor idade. A tradicional quadrilha Flor do Sertão, a dança portuguesa Esplendor de Miranda, os bois de orquestra Mocidade de Rosário e Boi do Ceic, entre outras.
O Arraiá da Paz é um evento dedicado ao mês junino, que traz em sua programação as danças folclóricas, as comidas e demais brincadeiras deste tempo, mas em São Luís, a festa acontece no mês de julho, justamente para atrair o público que está no mês de Férias.
Confira o álbum de fotos dessa matéria aqui
Aline Coelho