Brasil

Arraia da Paz em Sobral/CE tem recorde de público e supera expectativas

Com recorde de participação, o Arraia da Paz de Sobral/CE se destacou pela variedade de serviços e valorização da cultura junina.

comshalom

Mais de novecentas pessoas participaram do Arraiá da Paz da Comunidade Shalom de Sobral no último sábado, 01 de junho.

Com ambiente climatizado e decoração digna de festa junina, o evento aconteceu no Domus e contou com uma diversidade de espaços para o público adulto, jovem e infantil.

Além das apresentações musicais que garantiram o arrastapé, o Arraiá também se destacou pela valorização da cultura junina, por meio da culinária e costumes regionais.

Um arraiá abençoado 

Thesco Sanfoneiro foi o artista que abriu a noite com muito forró pé de serra. Esta foi a primeira vez do cantor no evento e ele assumiu estar muito satisfeito com o convite. Católico assumido, ele iniciou a sua apresentação com a “Ave-Maria Sertaneja” pedindo a intercessão de Nossa Senhora sobre a noite. 

Nada melhor do que abrir o São João, no 1º de junho,  no primeiro evento, em um ambiente abençoado. É um tema clichê quando a gente diz: é um arraiá abençoado, mas é bem isso mesmo“, disse Thesco. 

arraiá da paz de sobral 2024

Além dele, o forró foi garantido com a banda Apimentados do Forró e a dupla  Humberto e Eudélia. 

Outra atração da noite foi a Quadrilha Parresia, composta por jovens da Obra Shalom, mais que uma dança, ela contou uma história bem característica nordestina. Foi apresentada a história de Mariquinha que sonhava encontrar um rapaz para casar e após desanimar de pedir a vários santos, é convidada para o Shalom e conhece a devoção a São José. A partir da amizade com esse grande padroeiro ela conhece o “José”, os dois se apaixonam e se casam. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shalom Sobral (@shalomsobral)

Xilindró que liberta

Um dos espaços que ganhou o gosto do público foi o Xilindró, brincadeira típica das festas juninas, onde alguém paga para prenderem um amigo. Assim como toda a festa, o xilindró do Arraiá da Paz trouxe uma proposta diferente.

É o que explica, Samiris Albuquerque, missionária responsável por ele: “a finalidade do Xilindró não é apenas prender pessoas, mas dar uma experiência verdadeira com o amor de Deus, fazer com que essas pessoas realmente encontrem um sentido da vida, tenham a vida se transformada, porque nós acreditamos nisso, que o Senhor é capaz de transformar todas as pessoas, e que não é por acaso que essas pessoas venham até o arraiar da paz, e não é por acaso que essas pessoas são alcançadas para vir até o Xilindró”.

Uma delas foi Ana Lis, membros dos grupos de oração de jovens do Shalom do Arco. Por meio do xilindró ela renovou sua experiência com o amor de Deus e se sentiu chamada a retornar à vida de amizade com Jesus.

A minha experiência no Arraiá da Paz foi muito diferente do que eu imaginava. Antes eu pensava que ia chegar aqui, ia dançar forró e tudo mais, mas aí chegou um colega meu me prendendo. ‘Eu falei, meu Deus, por que eles estão me prendendo?’ E aí quando eu fui para a porta não ia entrar. Mas senti que eu tinha que entrar. E na hora que eu entrei dentro da sala eu já comecei a me animar, começou o momento de animação, eu fiquei toda toda animada. Então, começou a oração e nesse momento eu senti que eu tinha que começar a abrir o meu coração, da mesma forma que eu abri no Acamps. Na hora que eu comecei a rezar aqui no xilindró, comecei a me emocionar também, porque tinha me afastado de Jesus e esse momento foi o que virou a chave na minha mente pra eu poder voltar novamente“, revela.

Para Kauan, jovem universitário, o evento proporcionou uma feliz descoberta:

Eu vim aqui pro Chitão pra curtir com meus amigos, aproveitar aqui um momento e quando eu fui preso eu fiquei um pouco surpreso, pois não estava esperando, mas quando eu vim aqui, começou um momento de oração e foi muito importante pra mim. Jesus conseguiu falar comigo por meio do Espírito Santo e por meio dos servos que estavam aqui e tenho certeza, que ele me chamou aqui por um motivo: Deus me ama”.

Uma festa para as famílias

Uma grande característica do Arraiá da Paz, é ser um evento com proposta cristã, onde não há venda de bebidas alcóolicas e se visa um entretenimento saudável e familiar. 

Jônia Tírcia que estava com seu esposo e seus dois filhos na festa, participou pela segunda vez do evento. Em entrevista à nossa redação, ela destacou a qualidade da festa e o crescimento do arraiá.

Aqui dá uma sensação mais aconchegante da festa. Sem dúvida a gente vem com um coração tranquilo, sai de casa tranquilo, estaciona com tranquilidade, porque o estacionamento também é amplo do espaço e entra sem muita preocupação, porque sabe que aqui nós vamos encontrar pessoas com um coração de amor, como o próprio evento já traz em seu nome, que é o Arraia da Paz“, revela.

arraiá da paz de sobral 2024

Ela também parabenizou a missão pelo evento “Sabemos que por trás de todo esse evento tem um equipe que trabalhou há muito tempo, que trabalha também nesse dia e nessa noite para que a gente tenha esse sentimento de fraternidade, de unidade, de uma Igreja unida nesse momento tão agradável“.

Letícia Castro, engenheira civil, estava com seu noivo no Arraiá e elogiou a organização:

“Está sendo muito bom porque muitas pessoas vivem a fé católica como se fosse algo só cultural, né? As vezes vão pra Missa só em época festiva, ou então deturbam o sentido cristão das festas. E você vê as comunidades, os movimentos católicos, as paróquias ressuscitando isso. É muito bom porque você pode unir aquilo que é uma tradição cultural, com a vivência autêntica da fé. Então, você ter isso hoje no meio cristão é muito importante e está sendo uma experiência muito boa, um ambiente muito pacífico, onde você realmente vê que as pessoas são irmãs, tem aquela convivência fraterna. Mesmo eu não sendo da obra, eu conheço várias pessoas aqui, elas me acolheram, já vieram várias pessoas falar comigo. Então, você se sente realmente em casa.”

arraiá da paz de sobral 2024

Arraiá Kids

A criançada não também não ficou de fora da festa, eles tiveram uma programação especial com brincadeiras juninas, como:

“Preparamos um espaço para elas se divertirem, com brincadeiras antigas como pula-corda, pula elástico, argola, pescaria, bocão, mas também aproveitando o momento para fazer um momento de louvor para elas se divertirem brincando, mas louvando a Deus e dando sentido a essa diversão”, explica a coordenadora do Arraiá Kids, Élida Souza. 

Além disso, como mãe e médica, ela também ressaltou a importância do espaço com dinâmicas que estimulam o prazer por brincar. Para ela, são brincadeiras simples, que os pequenos podem reproduzir em casa. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.