Com momentos de oração, meditação, pregação, adoração e via sacra, o Retiro de Semana Santa promovido pela Comunidade Católica Shalom em Sobral tem como principal objetivo levar os participantes a se aprofundarem no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O evento está sendo realizado desde a quinta-feira, 28, até o domingo, 31, na Escola José da Matta, no bairro Campo dos Velhos com a entrada gratuita. “Permanecei no meu amor” é o tema geral do Retiro.
Na Sexta-feira da Paixão, após as laudes e a pregação motivacional, foi conduzido um momento de via sacra. A diretora geral Samira Guilherme reforçou que o principal objetivo da via sacra é levar as pessoas à oração. “Não é teatro, é oracional. O mais rico da via sacra são as meditações, as orações, as leituras da palavra”, explicou.
Ioseph Araujo, diretor artístico, explicou que a caracterização dos personagens foi feita baseada na oração. “Ao longo dos ensaios, clamando o Espírito Santo, fomos adequando e trazendo ideias para cada cena e para os personagens. E nós contamos com a graça de Deus sempre na atuação, na expressividade”, destacou.
Os missionários da Comunidade de Aliança Shalom Albério Ponte e Andrine Félix foram escolhidos para interpretar Jesus e Maria. Ponte ressalta que a preparação para interpretar Jesus na via sacra foi principalmente interior. “Quem vai vivenciar a via sacra é chamado a entrar na sua vida interior, olhar para Cristo e estar com Ele nas cruzes, nas quedas, com Maria. E nosso principal objetivo é evangelizar as pessoas que estão aqui”, ressaltou.
Andrine Félix lembra que este é o segundo ano que ela interpreta Maria. “Nesse tempo vejo que no meio do elenco surgem várias batalhas, inclusive de saúde. São batalhas próprias desse momento para que a gente perca o essencial que é Jesus. Mas precisamos nos firmar na esperança da ressurreição, que precisamos passar por todas as cruzes com Ele”, garantiu.
Permanecer com Cristo
Os momentos de pregação do Retiro de Semana Santa estão sendo conduzidos pela missionária da Comunidade de Vida Shalom Gabriela Dias. Na quinta-feira santa, ela abordou o tema geral e explicou que Deus em seu infinito amor quer permanecer conosco. “Deus permanece com todos e ama a todos, mas só sabe disso quem reza. Deus nos mostra sinais, mas não sabemos ler o que Deus nos fala. Seremos analfabetos espirituais se não aprendermos a rezar”, completou. Ela reforçou que Deus permanece conosco na oração, na palavra e na eucaristia.
A pregação do segundo dia do Retiro de Semana Santa trouxe com o tema “Jesus nos amou até o fim” Jo 13, 1. Gabriela Dias, meditou acerca dos personagens que estiveram com Jesus na via crucis, mas não permaneceram com Ele: Judas, Pedro e os soldados. “O que pode nos fazer não permanecer em Deus é não guardar as palavras do Senhor e começar a viver os pequenos pecados como Judas. É ter medo e negar a fé como Pedro e, por isso, precisamos lembrar da palavra de Deus que nos diz ‘não tenhais medo’. E a terceira coisa que pode roubar-nos de Deus é a indiferença que os soldados viveram; corremos o risco de viver uma indiferença”.
Gabriela Dias também refletiu acerca dos que permaneceram com Cristo: Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena, João e Simão de Cirene. “Maria Madalena permaneceu com Jesus porque fez memória de gratidão. João permaneceu porque se sentia amado, ele era o ‘discípulo amado’. A fé nos ensina que Jesus não salvou apenas toda a humanidade, mas cada um de nós”. Quem também permaneceu aos pés de Cruz foi Maria. “Maria foi salva pela maternidade. A maternidade e a paternidade espiritual e biológica nos salvam de viver para nós mesmos”. Outro que permaneceu foi Simão de Cirene. “A permanência dele é a mais louca porque ele não conhecia Jesus, mas carregou a cruz por obediência”.
Confira alguns momentos do Retiro de Semana Santa em Sobral:
Ver essa foto no Instagram