Formação

As realidades do medo em relação à evangelização

Neste texto, aborda-se o desafio de responder ao chamado de Deus para anunciar seu nome. Muitas vezes, quando somos impelidos por esse chamado, surge uma luta interna entre o desejo de seguir a vontade de Deus e o medo de não saber como fazê-lo ou de nos expor. O medo é considerado uma limitação humana, mas também apresenta duas realidades distintas.

comshalom
Foto: Pexels

Quando nos deparamos com o chamado de Deus nos impelindo a anunciar seu santo nome, seja a uma pessoa específica, ou em um lugar onde Ele mesmo nos colocou com esse fim, é normal que em nosso interior seja travada uma batalha entre o desejo de fazer a Vontade de Deus e o medo de não saber como fazer ou de nos expor.

O medo faz parte da limitação do ser humano, todavia, ele propõem duas realidades:

1. Realidade Negativa – Paralisação e Estagnação:

Quando o medo que existe em nós nos paralisa, pode ser algo muito ruim e danosa, pois nos impede de dar os passos rumo ao nosso chamado, rumo à nossa missão de evangelizar e ser sinal de esperança e confiança na Ressurreição de Cristo para a humanidade. Essa Realidade primeira precisa ser vencida e bloqueada pela segunda.

2. Realidade Positiva – Confiança na Graça Divina:

A segunda realidade surge como uma luz na escuridão do medo, convidando-nos a confiar não em nossas capacidades limitadas, mas na infinita graça de Deus. O que nos paralisa é o receio por nossa incapacidade e limitação. Somos eleitos, mas somos humanos. E essa consciência de nossa humanidade pode ser positiva, a partir do momento que eu coloco toda a minha confiança na Graça de Deus e busco:

  • A comunhão com Deus na oração, permitindo que Ele nos guie e revele Sua essência, pois é d’Ele que devemos falar e através d’Ele que agimos.
  •  Pedir sempre, diante de qualquer desafio ou missão, a unção do Espírito Santo Paráclito que cura o paralítico.
  • Saber que posso contar com a intercessão de Maria, de todos os Santos e dos irmãos que estão juntos comigo nessa empreitada. Deus elege muitos, não apenas eu. E isso é razão de motivação para eu ir além.
  • Saber que devo interceder também pelos irmãos e pela humanidade, principalmente, por aqueles que Deus me confia.  A intercessão tem um poder impressionante. Algumas vezes ela poderá ser mais eficaz, do que as palavras e, até mesmo, o testemunho.

Dessa forma, o medo não apenas pode nos paralisar, mas também tem o potencial de nos impulsionar a nos aproximar mais de Deus e a confiar n’Ele para cumprir nossa missão de evangelização. Essa segunda realidade é uma fonte de produtividade e positividade, com a força necessária para gerar transformações profundas no mundo.

 

Por Carlos Montiny


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.