A Comunidade Shalom de Chaves acolheu dos dias 19 a 23 de janeiro a assessora de Promoção Humana, Jeovana Freitas e a responsável pelo setor financeiro da Ass. de PH, Jéssica Guerra. O motivo da visita foi o acompanhamento dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2022 no Espaço de Paz.
Além de auxiliar no planejamento da missão, Jeovana também pode reencontrar os assistidos do EP após quase um ano de inauguração.
Um lugar de transformações
Nos poucos dias que decorreram a visita, a dupla colheu dos missionários e voluntários que participaram do primeiro ano de funcionamento do EP, as experiências e os desafios da implantação.
“Todas as vezes que volto para Chaves eu contemplo como é frutuosa a presença da Comunidade Shalom aqui. Tudo o que Deus realiza através dos missionários no decorrer desses quase vinte e sete anos. Passar pela rua asfaltada é um grande motivo de louvor a Deus, porque nós vemos a população sendo beneficiada. Chegar até o Espaço em uma calçada, são pequenas coisas, mas para nós que temos visitado Chaves nos últimos seis anos vamos tocando em pequenas coisas que têm uma força transformadora na vida das pessoas”, revela Jeovana.
Ela reforça que para este ano de 2023, se pretende avançar na dimensão da sustentabilidade do Espaço de Paz, bem como aumentar o número de crianças e jovens assistidos pela instituição.
Ela pode sentir um pouco do carinho das crianças que são assistidas pelo Espaço de Paz. Os “gitinhos” descobriram que ela gostava de manga e a surpreenderam com a fruta.
Voluntariado
A visita da equipe da assessoria de promoção humana coincidiu com a despedida de alguns dos voluntários do Espaço de Paz que se dedicaram ao desenvolvimento de atividades socioeducativas, como foi o caso de Benedito Pereira, engenheiro agrônomo e postulante da Comunidade de Aliança da missão de Fortaleza (CE).
“Gratidão aos voluntários porque poderia parecer algo impossível, um profissional deixar a sua realidade para estar durante um ano aqui na Ilha do Marajó, sem nenhum tipo de renda, vivendo todos os sacrifícios, todas as exigências próprias de uma cultura diferente para se ofertar de forma generosa”, ressalta a assessora.
Jeovana contou sobre um diálogo com uma adolescente assistida pelo EP. Ela perguntou à jovem sobre o que ela aprendeu com o “Tio Bené”, e a chaveense respondeu que foi durante uma aula de educação ambiental que aprendeu sobre o destino correto do lixo e a importância dessa ação para o meio ambiente.
Minicurso de Implantação de Hortas é realizado no Espaço de Paz
A assessora faz ainda um apelo aos irmãos da Comunidade de Aliança e aos jovens da Obra Shalom para que se lancem na aventura do voluntariado.
Clique no vídeo abaixo e confira convite de Jeovana:
Apadrinhar para Amar Hoje
O Espaço de Paz tem como missão educar para a Paz e colaborar para transformar os corações, por meio de um processo formativo integral, desenvolvendo a dimensão humana, social, cultural e espiritual.
Para atingir a meta de 100 crianças e jovens assistidos, faz-se necessário a colaboração financeira de padrinhos que desejem transformar sonhos em realidade.
“Para construir o amanhã, precisamos amar hoje”, Jeovana Freitas
Seja você um construtor do amanhã, apadrinhe uma criança ou jovem do Espaço de Paz!
Clique aqui e saiba mais sobre a Campanha Apadrinhar para Amar Hoje!
Por Socorro Mouta