Mundo

Avião desaparecido foi desviado de rota intencionalmente

comshalom

Após o Angelus deste domingo, o Papa Francisco pediu orações pelos passageiros e familiares do avião que desapareceu quando seguia da Malásia para a China: “Convido-vos a recordar na oração os passageiros e tripulação do avião da Malasya e os seus familiares. Sejamos próximos a eles neste momento difícil”.

Confira matéria publicada pelo Portal EBC.

O avião da Malaysia Airlines voou durante horas de forma “consistente com uma ação deliberada” após desaparecer dos radares, mas não foi possível confirmar a hipótese de sequestro, disse sábado (15) o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak. A última comunicação por satélite com o avião, que transportava 239 pessoas, chegou mais de seis horas e meia depois de ter desaparecido do radar, explicou Razak neste sábado.

O movimento da aeronave no período intermediário – durante o qual mudou de direção e seguiu rumo ao Oceano Índico – é “consistente com uma ação deliberada de alguém no interior do avião”, disse o primeiro-ministro, indicando que os sistemas de transmissão de dados do Boeing 777 “foram desativados”.

Apesar das indicações de que o avião tenha sido sequestrado, o primeiro-ministro da Malásia foi claro ao dizer que outras razões para o sumiço ainda não estão descartadas. ” Continuamos a investigar todas as possibilidades relativamente ao que terá levado o [voo] MH370 a desviar-se da sua trajetória”, acrescentou. Najib Razak disse que as últimas avaliações têm como base novos dados de contato com o avião por satélite e informações colhidas por radares militares.

A combinação dessas informações sugere “um elevado grau de certeza” de que os dois sistemas de comunicações automatizados do avião – o Acars (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) e o seutransponder – foram desligados, um seguido do outro, antes de alcançar o ponto acima do mar do Sul da China, onde o radar civil perdeu o contato.

O aparelho inverteu então a marcha e voou em direção a Oeste de regresso à Malásia peninsular antes de virar para Noroeste.

Considerando que a última comunicação por satélite com o avião da Malaysia Airlines chegou às 8h11 locais – e que o voo decolou à 1h30 -, os investigadores tentam agora calcular até onde o Boeing 777 pode ter chegado.

Até o momento, especialistas localizaram o último ponto de contato entre dois grandes corredores geográficos: um ao Norte – que se estende da fronteira do Cazaquistão e do Turquemenistão até o Norte da Tailândia – e outro ao Sul – que vai da Indonésia ao Sul do Oceano Índico.

Fonte: EBC/Com informações da Agência Lusa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.