O álbum litúrgico Banquete Eterno, previsto para ser lançado na primeira semana de abril de 2022, celebra os 40 anos da Comunidade Católica Shalom. A produção conta com 13 músicas exclusivas para a Celebração da Santa Missa. Nesta sexta-feira (25), o público vai ter acesso à identidade visual do projeto que pretende de forma simples comunicar algo muito belo: o altar de Cristo é a mesa do banquete eterno.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Por meio de nota, a Orne Estúdio Criativo, responsável pela concepção da capa, divulgou o caminho trilhado até o resultado. No informativo, a agência destaca que a imagem do álbum expressa o banquete da eternidade por meio do movimento da mão que oferta o alimento – no caso, a mão do próprio Cristo.
Confira também | Primeira música do álbum Banquete Eterno é divulgada
E esse gesto simples é percebido rapidamente por quem visualizar a capa do álbum. A linguagem escolhida para esse projeto foi a fotográfica, fazendo referência ainda ao projeto visual do álbum Obra Nova, primeira produção musical da Comunidade Shalom.
“Quis usar na fotografia uma mesa de altar real, para ter sentido além do estético, neste caso, o primeiro altar da Cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, que está na Catedral. Uma pedra que lembra também o sepulcro, criando ponte com a ressureição. O altar de Cristo é a mesa do banquete. […] Na terça-feira de Carnaval, realizei a pré-produção dos elementos para a cena com grande dificuldade, pois grande parte do comércio estava fechada, por volta das 23h liguei para o Wilde Fábio [um dos responsáveis pela direção artística do projeto] e comentei que iríamos tentar produzir uma fotografia para a capa do álbum. E assim na Quarta-Feira de Cinzas, antes da missa das 16h30, estávamos na Catedral de Natal produzindo. Terminamos a sessão com a Catedral já acolhendo fiéis para a missa, eles não entenderam o porquê daquelas estruturas de estúdio fotográfico estarem no presbitério. Uma cena engraçada”, partilha Álec Luan Damascena, publicitário e diretor de arte da Orne Estúdio Criativo.
Ouça em primeira mão | Clique aqui para fazer o pré-save do álbum e conferir cifras, letras e outras novidades
Capa do álbum Banquete Eterno
Ver essa foto no Instagram
Bastidores da produção
Ver essa foto no Instagram
Concepção da capa do álbum Banquete Eterno
Os álbuns litúrgicos na Vocação Shalom
Os álbuns litúrgicos já fazem parte da história da Comunidade. Ao longo do tempo, pelo menos, seis obras já foram produzidas. Inclusive, diversas canções desses álbuns são conhecidas e executadas em repertórios litúrgicos da Igreja Católica no Brasil e também em outros países.
Confira também | Lista dos álbuns litúrgicos da Vocação Shalom
Vale destacar que esses álbuns trazem marcas do Carisma Shalom e são, de modo particular, um dom ofertado à Igreja para melhor servi-la e amá-la em cada celebração eucarística. Com o Banquete Eterno, a proposta não é diferente. O intuito do projeto é também oferecer à Igreja canções que ajudem a assembleia a rezar.
“Esse álbum de uma forma profunda expressa ainda como nós colocamos a eucaristia no centro das nossas vidas. As canções vão falar do desejo de se ofertar inteiramente Àquele que tanto nos amou e expressar o desejo de amá-lo incondicionalmente com toda nossa imperfeição. Por isso, desejamos através desse álbum derramar sobre toda a humanidade o desejo de amar mais a Deus e de, por Ele, entregar nossas vidas”, partilha Gustavo Osterno, um dos missionários responsáveis pela direção artística da obra.
Os fundadores da Comunidade também participaram do projeto. Emmir Nogueira ajudou nas correções das letras, orientando as composições para que em cada detalhe pudessem expressar o Carisma Shalom, assim como os outros álbuns. Já Moysés Azevedo acompanhou todo o processo, desde a aprovação das canções aos arranjos, demonstrando seu zelo profundo em servir melhor a Igreja e as Celebrações Eucarísticas.