Brasil

Barco Hospital Papa Francisco completa 4 anos levando atendimento à população ribeirinha da Amazônia

Embarcação é comandada pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e foi criada em resposta ao apelo do Pontífice na JMJ Rio2013

comshalom
Foto: Divulgação

Com mais de 380 mil atendimentos, o Barco Hospital Papa Francisco completa quatro anos de trabalho levando saúde aos ribeirinhos da Amazônia. Comandado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, a embarcação foi criada após o apelo feito pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013. Na ocasião, o Pontífice questionou o Frei Francisco se a Associação e Fraternidade estava presente na Amazônia. Quando o Frei Francisco respondeu “Não!”, imediatamente o Santo Padre disse: “Então devem ir!”.

LEIA TAMBÉM | Edições Shalom lança “Retiro de Advento 2023”, itinerário de oração para o Natal

Graças a embarcação, comunidades que vivem em áreas de difícil acesso tiveram assegurados consultas, exames, cirurgias e até partos. Somente na última expedição, foram mais de sete mil atendimentos feitos, apesar das dificuldades enfrentadas devido à seca que assola os rios da região.

“Desde o início enfrentamos problemas por questões climáticas, mas conseguimos um bom lugar para atracar a embarcação e ofertar os serviços para a população ribeirinha de Faro. É uma satisfação poder contribuir nesse período de extrema seca na nossa região para que as pessoas possam receber uma saúde humanizada e de qualidade”, declarou o coordenador do projeto, Frei Afonso Obici.

Saiba como funciona o barco hospital

A embarcação conta com duas “ambulanchas” munidas de equipamentos de urgência e emergência. São 20 tripulantes fixos de cerca de dez voluntários que se revezam nos atendimentos das expedições, que duram em torno de dez dias.

O barco hospital conta com 32 metros de extensão e possui consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, ecocardiograma, ultrassom, eletrocardiograma. 

Além do barco Papa Francisco, a Fraternidade conta hoje com mais duas embarcações para atendimento à população ribeirinha: o barco hospital São João Paulo II e o barco hospital São João XXIII.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.