Shalom

Batismo no Espírito Santo: a novidade que precisa se renovar

Padre Silvio Scopel, Assistente Local de Fortaleza, fala sobre o papel da Comunidade Shalom na missão de levar essa experiência a toda a Igreja e ao homem do mundo de hoje.

comshalom
Padre Silvio Scopel

Véspera de Natal, ano de 1992… Na época, apenas Silvio Scopel e os irmãos do grupo de oração da Paróquia receberam uma surpreendente visita do Espírito Santo. “Era uma quinta-feira, nós resolvemos nos reunir na tarde do dia 24. Mesmo sendo véspera de Natal, nós quisemos nos reunir. E Deus nos presenteou grandemente. Sem que nós esperássemos, houve um derramamento do Espírito Santo. Ali, nós fomos batizados no Espírito”, relata. A mesma experiência ainda se renovaria de modo marcante no seu primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo, em maio do ano seguinte, e tantas outras vezes na história do sacerdote que hoje, 30 anos depois, participa de um tempo de amadurecimento dos movimentos carismáticos na Igreja Católica.

É preciso renovar a mesma novidade, afirmou o Cardeal Raniero Cantalamessa aos membros de diferentes expressões carismáticas reunidas na inauguração do Charis Internacional, órgão criado pelo Papa Francisco para motivar o crescimento, a unidade e a difusão do que hoje é a “corrente de graças chamada Renovação Carismática”. Essa corrente de graças inclui todas as realidades nascidas do Espírito Santo e que participam do batismo no Espírito Santo, como grupos de oração, escolas de evangelização, ministérios, editoras, centros de retiro, estações de rádio e televisão, obras sociais e comunidades carismáticas, como a Comunidade Católica Shalom.

Uma experiência que sempre se renova

Em 2022, a experiência do Batismo no Espírito Santo, do modo que acontece nos Seminários de Vida, completa 55 anos. É de fato necessário renovar essa novidade? Quem questionaria o desafio proposto pelo autor de livros como O Canto do Espírito”, conhecido como a suma teológica do Espírito Santo”?

O Cardeal Raniero Cantalamessa, Assistente Eclesiástico do Charis, acredita que o Batismo no Espírito Santo pode operar uma verdadeira revolução na Igreja, como operou em sua própria vida.

“E é a revolução da qual depende a possibilidade de reevangelizar o mundo pós-cristão”, atestou o Cardeal no mesmo discurso de Inauguração do Charis. O Batismo no Espírito, por sua vez, traz a novidade: que “a vida cristã deve ser vivida por atração, não por coerção, por amor, não por temor.”

Ser resposta

“A sabedoria que Deus deu para a corrente de graças chamada Renovação Carismática é evangelizar por meio dos Seminários de Vida no Espírito Santo. E lá, como foi o meu caso e o de muitos outros, nós temos a experiência maravilhosa do Batismo no Espírito Santo”, explica padre Silvio Scopel. Sinal claro de que essa sabedoria está no “DNA” do carisma Shalom é que os Seminários de Vida são o carro-chefe das nossas ações de primeiro anúncio.

“O Shalom está no espírito de ser resposta para o homem de hoje procurando evangelizar o jovem de modo que ele se sinta atraído. A Comunidade Shalom também evangeliza por meio da educação… E aí nós poderíamos abrir as novas frentes que o Senhor foi nos inspirando. Por exemplo, o Santo Padre pede o serviço aos pobres, e o Shalom já tinha – e cresceu ainda mais depois da instituição do Charis – no serviço da promoção humana. Nós, renovação carismática, não existimos simplesmente para orarmos segundo os carismas, mas também para servir aos pobres. E o Shalom se coloca como essa resposta”, garante o Assistente Local de Fortaleza.

O Charis, instrumento de comunhão no Espírito Santo

O “Catholic Charismatic Renewal International Service” (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica) é um órgão criado pela Santa Sé através do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O Charis tem uma tríplice missão, dada pelo Santo Padre. “Primeiro, a evangelização por meio da difusão do Batismo no Espírito Santo; segundo, a unidade na Igreja e com os evangélicos e; terceiro, o amor e serviço aos pobres. É a experiência do Batismo no Espírito Santo que gera vida nova, gera unidade na Igreja e gera amor aos pobres”, enumera padre Silvio Scopel.

O Charis promove a comunhão das expressões que compõem a “corrente de graças chamada Renovação Carismática”. Um desses momentos de comunhão foi o Congresso Nacional para as Novas Comunidades, realizado na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), de 2 a 6 de novembro. O padre Silvio Scopel representou a Comunidade Shalom.

“É uma experiência de comunhão muito grande. Ver os fundadores se encontrando, se abraçando, se solidarizando, querendo bem um ao outro e nos acolhendo, isso enche o nosso coração de alegria na comunhão”, comemora. O Congresso também foi ocasião para que juntos os carismas sejam renovados no fervor e na autenticidade para a ação evangelizadora dentro da Igreja e do mundo de hoje.

O que o Padre Silvio de hoje diria ao Silvio de 1992? “Vá em frente! Vá em frente, que você não se arrependerá”, ele responde. Renovada, a corrente de graças continuará a atrair, conquistar e arrastar novas vocações.

Saiba mais

Gabriella Dias fala sobre CHARIS, Serviço Internacional de Comunhão da RCC

Comunidade Shalom participa de II Conferência para Comunidades Novas, promovido pelo CHARIS

CHARIS promove Programa de Formação Integral


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.