Brasil

Beata Isabel Cristina será festejada pela primeira vez em sua cidade natal

A prefeitura de Barbacena (MG) instituiu o dia 1º de setembro como dia municipal de comemoração à beata. Neste ano, as celebrações começarão no dia 23 de agosto.

comshalom
Foto: Arquidiocese de Barbacena

A festa da beata Isabel Cristina será celebrada pela primeira em vez em sua cidade natal, Barbacena (MG). Elevada a honra dos altares em 10 de dezembro de 2022, a beata foi martirizada aos 20 anos, em 1982.

| Leia também: Conheça a nova beata mineira, a mártir Isabel Cristina

A celebração começa com o início da novena no dia 23 de agosto na paróquia Nossa Senhora da Piedade, local onde Isabel Cristina foi batizada e recebeu a primeira comunhão. A festa em honra a Isabel Cristina é celebrada no dia 1º de setembro, dia estabelecido pela Igreja como a data litúrgica da beata mineira.

“A Paróquia Nossa Senhora da Piedade vive com muita expectativa a celebração da primeira festa da nossa Beata Isabel Cristina. Estamos organizando a novena, que terá início no dia 23 de agosto. Todos os dias, nós teremos missa ao meio-dia e às 19h, com a participação de um grupo de Vicentinos e de uma paróquia da cidade de Barbacena ou da região”, detalha o Pároco local, Monsenhor Danival Milagres Coelho, sobre a programação.

Cidade terá capela dedicada à beata

No dia solene, estão previstas as celebrações de seis Missas, incluindo uma em rito maronita, às 12h, presidida pelo Bispo Referencial para o Rito Maronita no Brasil, Dom Edgard Mardi. De acordo com Monsenhor Danival, essa Celebração Eucarística é também uma homenagem à Isabel Cristina e seus familiares, uma vez que são descendentes de libaneses.

Outro destaque no dia 1º de setembro será a consagração do altar e a dedicação da Capela da Beata Isabel Cristina, em Barbacena. O rito será presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 9h. Com esse ato, o templo religioso passará a ser dedicado à Beata Isabel Cristina.

Propagação da devoção

Segundo Monsenhor Danival, a expectativa é que as celebrações festivas sejam uma oportunidade para que Beata Isabel Cristina torne-se ainda mais conhecida e tenha as suas virtudes amplamente divulgadas.

“Nós vivemos com alegria esse momento, agradecendo a Deus por ter nos dado este dom: ter uma Beata, uma jovem, leiga, virgem e Mártir que se torna uma referência de fé para nossa juventude e também para nossa família”, afirma o presbítero.

 

Com inf. Arquidiocese de Mariana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.