Notícias

Bem-vindos à JMJ Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude começou! Nesta terça (01), teve início a Missa de Abertura presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

comshalom
O primeiro dia começou com a Santa Missa de abertura (imagen/comshalom)

Após inúmeros dias de espera, finalmente o mês de agosto começou e com ela a esperada Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A capital de Portugal foi ‘invadida’ por jovens de todos os cantos do mundo, encheram a cidade de jovialidade e alegria, cada um no seu jeito, idioma e personalidade.

Cada espaço do parque foi tomado pelos peregrinos, bandeiras e muita empolgação ao som de shows e testemunhos que precederam a Missa de Abertura. Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, em nota dirigiu-se a todos os peregrinos com uma mensagem de acolhimento. “Sejam todos bem-vindos”, disse alegremente.  

Estamos de braços abertos para vos acolher, para vos dar testemunho de Cristo Vivo que habita nos nossos corações. Queremos receber o testemunho, a alegria dos vossos corações, onde também reside Cristo Vivo”, acrescentou.  

Depois de quatro anos a preparar “os nossos corações, as nossas ruas, as nossas aldeias, as nossas cidades, estamos preparados para receber os jovens do mundo inteiro”, afirma D. Américo Aguiar. 

Música, alegria e experiência cultural

Enquanto a Juventude do Papa esperava o início da Santa Missa, o hino da JMJ foi cantado em alguns idiomas e os jovens se confraternizaram entre si nos diversos grupos presentes. Toda a liturgia foi feita em diversos idiomas e transmitidos em canais do mundo todo.

A Juventude Shalom chegou de várias regiões do mundo para viver esse momento de grande alegria trouxeram alegria, disposição, coragem e coração cheios de alegria, marcaram presença no Festival Halleluya que também começou hoje e depois foram apressadamente para Santa Missa de abertura.

>> Confira a programação do Halleluya Lisboa

Na Santa Missa, a liturgia foi em torno do tema da JMJ deste ano “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), uma citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco. A homilia, proferida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, comparou o caminho da Visitação de Nossa Senhora com o caminho que cada peregrino realizou para chegar à JMJ. Ressaltou não ser fácil, marcada pela distância, exigências diversas, custos entre outros esforços para chegar em Lisboa. 

Ele ainda falou sobre a importância de colocar-se em um caminho a percorrer, etapa a etapa, como fez Maria ao ir ao encontro de Isabel. Pôr-se a caminho, dirigiu-se apressadamente, “é partilhar o que nos leva”, o que se tem. 

Confira algumas reflexões da homilia

“Também vós vos pusestes a caminho. Foi para muitos um caminho difícil pela distância, as ligações e os custos que a viagem envolveu. Foi preciso juntar recursos, desenvolver atividades para os obter e contar com solidariedades que graças a Deus não faltaram.”

Caros jovens, sabeis muito bem que quando o coração está cheio rapidamente transborda”.

“Lisboa acolhe-vos de coração inteiro, e assim as outras terras em que já estivestes ou estareis deste Portugal, também vosso. Acolhem-vos as famílias e as instituições que disponibilizaram os seus espaços e o seu serviço. Agradecendo a todas elas, entrevejo em cada uma a casa de Isabel, que acolheu Maria e o Jesus que lhe trazia!”

“Valeu a pena o caminho que percorrestes para chegar aqui e vos encontrardes nestes dias, na variedade do que sois e na qualidade que trazeis, cada um e cada uma, de cada terra, língua e cultura. Nada pode substituir este caminho pessoal e de grupo ao encontro do caminho de todos.”

“Aprendemos com Maria a saudar a todos e cada um. Pratiquemo-lo intensamente nos dias desta Jornada Mundial da Juventude. O mundo novo começa na novidade de cada encontro e na sinceridade da saudação que trocamos. Para que sejamos pessoas entre pessoas, em mútua e constante visitação!”

E encerrou: “Desejo-vos a todos uma feliz e estimulante Jornada Mundial da Juventude!

Serviço

Halleluya Festival na JMJ
Quando: 1 a 4 de agosto, 14h às 23h
Onde: Alameda Dom Afonso Henriques, Lisboa – Portugal
Acompanhe: @halleluyalisboa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.