Fazendo memória de um momento histórico na Comunidade:
Comemoramos no domingo (2) um ano da colocação e bênção da pedra fundamental da Igreja na Diaconia Geral.
A liturgia nos ensina, nas diversas celebrações dos mistérios da vida de Jesus e dos santos, a fazer memória dos feitos de Deus em nossas vidas. Neste domingo, 2 de fevereiro, juntamente com toda a Igreja celebramos a festa da Apresentação do Senhor Jesus no Templo, que encerrou as celebrações natalinas, e com a oferta da Virgem Mãe e a profecia de Simeão (cf. Lc 2,36-35), abre o caminho rumo à Páscoa.
Inseridos neste caminho pascal, recordamos e celebramos também nesta festa da Apresentação do Senhor a graça que o próprio Deus nos providenciou com a colocação da pedra fundamental da igreja na Diaconia Geral da Comunidade Católica Shalom, que foi presidida pelo cardeal Stanislaw Rylko.
O Senhor tinha nos dito em oração: “Prestai toda a atenção no que vai acontecer a partir deste dia (…) dia em que foram lançadas as pedras de fundamento da casa do Senhor. Prestai toda a atenção! … porque a partir deste dia derramarei a minha bênção.” (Ageu 2,18s). Atentos à voz do nosso Deus que nos conduz, celebramos no dia 2 de fevereiro do ano passado o rito de colocação da pedra fundamental, pois a Liturgia nos ensina que “no início da construção de uma nova igreja, convém celebrar um rito para implorar a bênção de Deus sobre a obra e lembrar aos fiéis que a casa a ser construída de pedras será sinal visível da Igreja viva ou edifício de Deus formada por eles próprios” (cf. Pontifical Romano, Ritual da Dedicação de Igreja e de altar). Então, segundo o costume litúrgico, a área da nova igreja e a pedra fundamental foram abençoadas.
A bênção da primeira pedra – que, na fé em Jesus Cristo, foi colocada como fundamento da construção dessa nova igreja – nos dá o sentido de que Cristo é a pedra angular da Igreja e que o edifício, que a “Igreja viva dos fiéis” vai construir, será a casa de Deus e ao mesmo tempo a casa do povo de Deus.
É importante lembrar que por meio desse rito não somente a primeira pedra foi abençoada, mas também todos os filhos de Deus que pelos donativos e trabalhos contribuem para a edificação dessa nova igreja, conforme escutamos na celebração do rito: “Ó Deus, abençoai estes vossos filhos que, por donativo ou trabalho prestado, prepararam esta área para que aqui se levante uma igreja; e fazei que, com a mesma unidade dos corações e alegria dos espíritos, presentes a esta construção que hoje começamos, venham eles em breve celebrar neste templo os mistérios divinos e para sempre vos louvar nos céus”.
Recordamos também que a pedra fundamental foi posta no centro físico da futura igreja na Diaconia geral, lembrando-nos que Cristo é a Pedra angular e o centro da vida cristã.
Sendo a Comunidade Católica Shalom fundada na experiência do Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz, “a Igreja na Diaconia Geral será dedicada a Ele, o Ressuscitado, fonte da verdadeira e plena Paz. Ela será um lugar de especial manifestação do Carisma Shalom, abrigando celebrações sacramentais e celebrações solenes para a Comunidade. Ela será um lugar de encontro com o Ressuscitado que passou pela Cruz para todos que nela vierem” (trecho da “Ata da bênção da primeira pedra e do início da construção da igreja Diaconia geral” – que foi assinada pelo cardeal que presidiu a celebração, pelo Moysés e a Emmir, e que foi posta juntamente com a primeira pedra nos alicerces da nova igreja, tendo uma cópia arquivada nos acervos da Comunidade).
Quis o Senhor nosso Deus que a celebração desta festa entrasse em nossa história e que as graças dos mistérios encerrados nesta celebração envolvessem toda a Comunidade, pois o Senhor vem nos visitar em seu Templo, nesta igreja que Ele mesmo nos conduz a edificar para a Sua glória. Ele derrama sobre nós a Sua benção para que neste “Lugar de encontro” possamos, como Carisma Shalom, ser luz para todos aqueles que vierem a esta igreja. Neste dia em que fazemos a memória da Apresentação do Senhor no Templo, renovamos a apresentação de um lugar especial no “coração da Obra Shalom” ao Senhor para que Ele manifeste a Sua glória e atraia muitos filhos ao encontro com o Ressuscitado nesta futura igreja fundada na Pedra angular que é Cristo. Que o Senhor nos encha de um profundo louvor e gratidão pelas maravilhas realizadas em nossa Comunidade nesta data tão importante.
Que o Ressuscitado que passou pela Cruz, que é também Luz das Nações, nos abençoe e nos guarde em sua Presença santa.
Padre Jean Fernandes
Assessor Litúrgico-Sacramental da Comunidade Shalom
*A construção da igreja é uma expressão da nossa resposta ao mundo, é uma resposta de transformação e da construção de uma humanidade nova e de um povo novo, remido e amado por Deus. Ajude-nos a edificar este templo, que pode ser a “igreja da vida” de muitas pessoas, para a glória de Deus.
Doações:
Banco do Brasil
Agência 1292-0
Conta Corrente 20408-0
Bradesco
Agência 769
Conta Corrente 18880-8