Um dos traços mais característicos da fé católica é a devoção à Virgem Maria, por isso, a dica de leitura de hoje é um verdadeiro presente para quem deseja crescer no amor filial à Nossa Senhora: A filha de Sião – A devoção mariana na Igreja –, escrito por Joseph Ratzinger.
O livro é um pequeno compêndio de três conferências realizadas em 1975 pelo próprio autor, em um tempo em que o culto à Virgem Maria vinha sofrendo um massivo declínio entre os fiéis. Assim, esta pequena obra é como um remédio para revigorar a compreensão a respeito da verdadeira fé mariana, bem como, para que os fiéis possam assumi-la de forma concreta em sua vida.
Vale dizer que tais manuscritos vieram à publicação pela insistência de um grande amigo de Bento XVI, o teólogo Hans Urs Von Balthasar, a quem precisamos agradecer imensamente por ter convencido o autor a partilhar estes ricos ensinamentos conosco.
O livro é bem curto, formado por apenas dois capítulos, sendo o primeiro a respeito de Maria nas Sagradas Escrituras e o segundo sobre a fé mariana na Igreja, porém, a brevidade da escrita não deve enganar o leitor, que terá uma grata surpresa ao ler cada parágrafo desta bela obra, da qual extraímos um pequeno trecho, para finalizar a dica de hoje:
“O culto mariano é a ação de se deixar tomar pelo encanto da alegria de que existe, indestrutível, o verdadeiro Israel; é o lançar-se bem-aventurado no júbilo do Magnificat e, com isso, é louvor daquele de quem a Filha de Sião é devedora, e a quem ela traz dentro de si, como a verdadeira, incorruptível e indestrutível Arca da Aliança”.
Boa leitura.