Nas últimas semanas do Tempo Pascal, a liturgia aborda o tema do Espírito Santo, tanto como a promessa de Jesus aos seus discípulos após a Ascensão, quanto como o impulso que encheu os primeiros cristãos de toda a parresia necessária para anunciar a salvação em meio às perseguições e martírios dos primeiros séculos da Igreja.
Tudo isso prepara os cristãos de hoje para celebrar o dia de Pentecostes, que recorda a vinda desse Espírito sobre os apóstolos, reunidos com Maria Santíssima no cenáculo, em Jerusalém. E é com grande admiração que compreendemos que esse mesmo Espírito atravessou vinte e um séculos, juntamente com a Igreja, e continua a conduzir a Barca de Pedro e a impulsioná-la cada vez mais rumo à santidade.
Assim, a dica de leitura de hoje é o imperdível Como um novo Pentecostes, escrito por Patti G. Mansfield, a pioneira da Renovação Carismática Católica nos Estados Unidos, berço desse movimento que reacendeu na Igreja o fogo do mesmo Espírito que pairou sobre os apóstolos cinquenta dias após a Ressurreição.
Se você nunca ouviu falar de Patti Mansfield, do famoso “fim de semana de Duquesne” e dos demais fatos que envolveram o início do movimento carismático na Igreja, então você precisa ler urgentemente esse livro.
O Espírito Santo é, sem dúvida, o penhor das palavras de Jesus, quando disse que as portas do inferno nunca prevalecerão contra a Igreja, em Mt 16,18. É pelo sopro do Espírito que a Igreja permanece firme até hoje e continuará a existir até até o fim dos tempos, inclusive, em meio a tantas investidas do mal para destruí-la, contra as quais o Espírito de Deus continua a ser o grande escudo e defensor.
Por fim, segue um trecho de uma carta escrita por Patti, dois meses após a experiência de Duquesne, que faz parte do livro indicado hoje:
“No sábado à noite havíamos planejado uma festa de aniversário para alguns colegas, mas as coisas simplesmente não aconteceram. Um por um, fomos atraídos para a capela e recebemos o que é chamado, no Novo Testamento, de Batismo no Espírito Santo. Aconteceu para várias pessoas de formas diferentes. Fui tocada por uma profunda consciência de que Deus é real e nos ama. Orações saltaram de meus lábios de uma forma que eu nunca antes teria tido a coragem de pronunciá-las em voz alta. Agora eu sei o que Claudel quis dizer com ‘uma voz que vem de dentro mais do que somos’. Aquele não foi apenas um simples fim de semana, mas uma experiência real de mudança de vida, que continua e está se espalhando e crescendo”.
Ficha de leitura
Autor(a): Patti Gallagher Mansfield
Idioma: Português
Edição: 1ª
Número de Páginas: 388
Editora: RCCBrasil
Boa leitura!
Motivamos também a acompanhar o Retiro de Pentecostes, no próxima domingo (23), a partir das 09h, no YouTube da Comunidade Católica Shalom, o tema deste ano é Pentecostes: Santidade e Missão. Com a presença de Patti Mansfield, uma das pioneiras da Renovação Carismática Católica (RCC), Moyses Azevedo e Emmir Nogueira.