Tão simples quanto o nome, o livro Namoro apresenta um belo caminho para conhecer mais sobre esse importante tempo na vida de um jovem casal. Escrito pelo professor Felipe Aquino, o livro já alcançou muitos leitores, pois desde 2000 tem sido publicado. Apesar de todo esse tempo disponível, só tive a oportunidade de ler nos primeiros dias de 2020. Contudo, ressalto que os ensinamentos e as principais orientações do professor permanecem atuais.
Tendo como ponto de partida o pensamento de Deus em relação ao homem e à mulher, a obra apresenta do Gênesis ao sacramento do matrimônio. Traz ainda respostas para questões como “O que é amar?”, “Com que namorar?” e “O que é namorar?”. Aborda também a importância da amizade, da espiritualidade e do afeto, sem deixar de lado orientações pertinentes em relação ao sexo, à liberdade interior e, é claro, ao desafio de viver a castidade no namoro.
A chave para alcançar uma graça
Além do conteúdo formativo, dois aspectos me chamaram atenção. O primeiro deles é que, a cada capítulo, Felipe Aquino indica uma oração para ser rezada e meditada pelos namorados. Os textos são verdadeiras preciosidades, um melhor do que o outro. Já o segundo aspecto diz respeito ao testemunho apresentado em um dos capítulos. A história de uma jovem que soube esperar o tempo certo. Ela acreditou naquilo que Deus tinha prometido e escolheu aguardar com esperança.
Muitas vezes, a chave para alcançar uma determinada graça é saber esperar. Esperar não de forma indiferente, mas com uma verdadeira esperança, certo de que Deus já está preparando aquilo que Ele prometeu. Quando Deus nos faz uma promessa, precisamos ter certeza de que Ele irá cumprir. Não devemos ter pressa, pois o tempo é necessário para nos preparar para bem acolher aquilo que o Senhor mesmo deseja nos dar.
Indico esse livro para os jovens casais que estão namorando, mas também para os jovens que desejam conhecer mais sobre a beleza desse tempo. Recomento para quem já é noivo ou mesmo quem já contraiu o sacramento do matrimônio, pois, com certeza, a leitura ajudará a renovar o sentido de estarem juntos e, é claro, a compreensão de um para com o outro. Essa obra mostra que, em um relacionamento, Deus precisa ser sempre o centro, pois é só a partir dEle que se pode amar de verdade.
Ficha de Leitura
Idioma: Português
Número de Páginas: 131
Material: Não
Acabamento: Brochura
Editora: Cléofas
Leia também