Biografia é o gênero literário que narra fatos da vida de uma ou várias pessoas. Trata-se de um tipo de leitura que nem todo mundo gosta, pois, por vezes, os biógrafos gastam todos os esforços em compilar uma grande quantidade de dados sobre alguém e acabam por esquecer de narrar uma boa história. Porém, este não é o caso da dica de hoje, pois trata-se de uma narrativa simples e envolvente, daquelas que a gente não consegue parar de ler até chegar ao fim.
Refiro-me ao livro O anjo surfista, escrito pelo moçambicano Manuel Arouca e publicado pela Editora Leya. A obra conta a história da vida de Guido Schäffer, médico, surfista e seminarista carioca que desejava, em tudo, fazer a vontade de Deus. Guido levava uma vida tranquila, era um jovem que gostava de sair com amigos e era bastante popular com as garotas, mas isso não preenchia o seu coração. Ele desejava mais.
Quando teve a sua experiência com Jesus Cristo, compreendeu que o que realmente desejava era entregar sua vida inteiramente a Deus, através do trabalho missionário com os mais necessitados. A medicina exercida caridosamente na Santa Casa de Misericórdia e com os irmãos de rua já não era suficiente. Deus também desejava mais.
E foi assim, no encontro entre o desejo divino e o desejo do coração de Guido, que este ouviu o chamado de Deus para se tornar sacerdote. Era a maior onda que este surfista carioca iria encarar em sua vida.
Curiosamente, pelos insondáveis desígnios divinos, Guido não chegou a ser ordenado padre. O reitor do seminário havia pedido para que ele esperasse mais um ano, após a conclusão dos seus estudos. Todavia, no dia 1ª de maio de 2009, ele faleceu em um acidente, enquanto surfava em uma praia do Rio de Janeiro. Era a despedida de solteiro do grande amigo Dudu Martins, que se casaria no dia seguinte.
Em seu velorio, Dom Orani Tempesta, bispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, depositou sua estola sacerdotal nos braços de Guido, confirmando, enquanto Igreja, a vocação do surfista a ser ordenado padre.
Enquanto vai narrando a vida de Guido, Manuel Arouca insere outros personagens importantes que passaram pela história dele, dentre estes, padre Jorjão, Nazareth (mãe de Guido), Dudu, Merica, Cambeto, o irmão de rua Eloir, Alcemira, Irmã Caritas, Rodrigo Resende, Nicholas e por aí vai…
Sem dúvida, é uma leitura agradável, fácil e que consegue emocionar o leitor com a história de vida de Guido Shäffer, o anjo surfista que transformou a vida de tantas pessoas pela sua caridade e testemunho de amor à vontade do Pai. Vale muito a pena!
Ficha de leitura
Autor: Manuel Arouca
Editora: Leya
Número de páginas: 176
Ano de lançamento: 2013
Gênero: Biografia
Boa leitura!
Leia mais