Você já percebeu como existem palavras que usamos com muita frequência, mas que não sabemos definir rapidamente o que elas são em si mesmas?
A palavra significado é um desses casos. Por exemplo, eu sei que o ato de bocejar significa sono ou entediamento; também sei que sono é uma reação orgânica que indica que meu corpo e mente precisam de descanso, e que tédio é uma sensação de enfado produzido por algo lento ou longo demais. Mas o que significa a palavra significado?
Podemos até pensar rapidamente em sinônimos para esta palavra, como: sentido, conteúdo ou conceito, entretanto, a definição da palavra significado é mais difícil de expressar.
Pois bem, dentre as suas definições mais interessantes, entende-se por significado a relação de conhecimento que temos sobre algo, e também o valor ou a importância que damos a alguma coisa ou alguém, portanto, podemos dizer que quanto mais conhecemos o significado de algo, mais podemos compreender o seu verdadeiro valor. Sim, pois o valor não muda, o que muda é o grau de conhecimento que temos sobre determinado objeto ou assunto.
Assim, a dica dessa semana é um excelente livro, que possibilita ao leitor encontrar um novo significado na história da humanidade e, por consequência, em sua própria história. Estou falando do O Homem Eterno, do singular escritor britânico G.K. Chesterton.
Enquanto Nietzsche, Freud, Bertrand Russell e outros pretensos intelectuais promulgavam a morte, o descrédito ou a inexistência de Deus, em fins do século XIX e meados do século XX, Chesterton, declarado como Fidei Defensor (defensor da fé), reescrevia através desta obra a história da humanidade, demonstrando a ação de Deus no mundo.
De fato, enxergar a existência da humanidade em si mesma esvazia o homem de seu significado mais profundo, pois, por si só, o homem não passa de pó, entretanto, unido a Deus e conhecendo-O como princípio, meio e fim de sua existência, o homem compreende seu real valor e torna-se, verdadeiramente, eterno.
Por isso, aproveitemos as graças das oitavas de Páscoa, pela qual celebramos o novo significado que Jesus Cristo deu a tudo que existe e, auxiliados pela dica dessa semana, mergulhemos mais ainda no mistério de amor de Deus feito homem e que carregou sobre si todas as nossas iniquidades, para nos salvar e nos revelar o real significado de tudo o que vivemos.
Feliz Páscoa e boa leitura!
Ficha de Leitura
Capa comum: 320 páginas
Editora: Mundo Cristão; Edição: 1 (1 de janeiro de 2010)
Idioma: Português