A dica de hoje é um livro tão pequeno, que não chega a quarenta páginas, no entanto, pode conter a resposta exata para quem está precisando de uma segunda conversão em sua vida consagrada.
Na verdade, essa obra trata-se do primeiro capítulo do livro Témoins silencieux de L’amitié divine, escrito pelo padre e teólogo francês René Voillaume, que foi traduzido e publicado pelas Edições Shalom. O diferencial dessa pequena publicação, no entanto, são os comentários de Emmir Nogueira, inseridos em alguns trechos do livro, que impulsionam o leitor a refletir ainda mais sobre o texto, aplicando-o em sua vida cotidiana.
O livro é dirigido aos consagrados da congregação dos Pequenos irmãos de Jesus, fundada em 1933 pelo próprio padre Voillaume, porém, seus ensinamentos podem ser aplicados aos consagrados das mais diversas instituições e comunidades novas ou mesmo a todo batizado que é chamado a viver um profundo caminho de conversão a Deus, por meio de uma autêntica vida de oração.
Percurso da Vida Consagrada
Em seu pequeno itinerário, essa obra destaca alguns elementos presentes no percurso da vida consagrada, que é caminho de configuração a Jesus Cristo, animando cada um a seguir em meio às quedas e soerguimentos, mantendo sempre a esperança da eternidade em seus corações. A obra destaca ainda o risco de um certo desgaste em meio à caminhada, que precisa ser identificado e transformado em nova decisão de amar a Deus e aos irmãos.
Na vida consagrada, como na vida humana em si, há diversas fases que, se vividas da forma correta, ajudarão o indivíduo a amadurecer em vista de um constante e decidido crescimento na generosidade do dom de si e na configuração à vontade do Pai. A proposta do autor, portanto, é exatamente refletir sobre esse caminho que cada um trilha, a fim de alinhá-lo aos passos de Jesus.
Indicamos ainda que esse livro seja lido aos poucos, sempre em oração. Garanto que você vai se surpreender com o resultado.
Boa leitura!