Todo mundo sabe que as boas leituras são uma via extremamente favorável para se adquirir conhecimento, exercitar a inteligência e gerar um senso crítico necessário ao desenvolvimento saudável de um indivíduo, não é verdade?
Mas você também sabia que a leitura é uma excelente ferramenta para crescer espiritualmente?
São Josemaria Escrivá, por exemplo, aconselhava os seus filhos espirituais desta forma: “Não abandones a leitura espiritual. A leitura tem feito muitos santos”. Edith Stein, judia de nascença e declaradamente ateia desde os quinze anos de idade, encontrou a verdade que tanto buscava após uma noite inteira debruçada sobre os escritos de Santa Teresa D’Ávila, tendo, por fim, abraçado a fé católica e se tornado freira carmelita.
Assim também ocorre em nossa vida ordinária: são impressionantes os efeitos positivos que uma boa leitura espiritual pode gerar em nós. Seja nos dias tranquilos ou diante de tempos de batalha e noites escuras, as leituras surgem como este apoio no qual podemos contemplar, na vida e na espiritualidade dos santos, os meios pelos quais eles superaram todos os tipos de males, a fim de permanecerem firmes nos desígnios divinos até o fim.
Foi também com este intuito de estimular o salutar hábito da leitura espiritual que, neste mês vocacional, todas as dicas de leitura foram a respeito das experiências de vida dos santos, e agora, encerramos com chave de ouro trazendo um livro que foi escrito por alguém que conviveu por quase quarenta anos com um homem que viveu e morreu em odor da santidade.
Trata-se do ótimo “Uma vida com Karol”, escrito por Stanislaw Dziwisz, secretário particular do então cardeal Karol Wojtyla, que mais tarde se tornaria um dos papas mais populares e carismáticos da Igreja: São João Paulo II.
O livro traz os relatos das memórias do Cardeal Dziwisz sobre vários momentos marcantes para a Igreja, como, por exemplo, o início do pontificado de João Paulo II e o atentado sofrido pelo Papa em 1981, mas também, a verdade sobre aquilo que “convenientemente” os livros de história mais populares não contam: a grande influência que o Papa João Paulo II teve na resolução de muitos conflitos políticos como, por exemplo, na derrubada do muro de Berlim e na dissolução dos desventurados regimes comunistas que assolavam o leste europeu.
Resumindo, ler esta obra é um verdadeiro privilégio, pois o autor traz detalhes e memórias muito particulares de São João Paulo II, que só poderiam ser transmitidas em todas as suas nuances por alguém com quem conviveu por tanto tempo.
Enfim, resta dizer que esta é uma leitura que vale muito a pena, pois não só alimenta o intelecto, mas também a alma, sendo assim, é uma bela contribuição para crescermos na fé e na razão, que, segundo nos ensina São João Paulo II na Encíclica “Fides et Ratio”, constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.
Ficha
Título original: UNA VITA CON KAROL
Tradução: Lucia Simonini
Capa: Marcela Perroni / Ventura Design
Páginas: 264
Acabamento: Brochura
Lançamento: 13/02/2008
ISBN: 9788573028805
Selo: Objetiva
Boa leitura!