Formação

Benefícios do perdão

comshalom

Perdoar é uma das atitudes mais difíceis na vida de milharesde pessoas. O fato de alguém pedir perdão a outrem equivale a dizer quereconhece seu erro e sua culpa, por isso, vai ao encontro de quem foi,efetivamente, atingido por sentimentos, palavras e atos que feriram a suadignidade. O fato de alguém perdoar significa dizer que reconhece sinceridadeno arrependimento daquele que vai ao seu encontro, com a disposição de mudar deatitude.

 

A Revista Veja, em sua edição de 28 de Julho passado, temcomo “matéria de capa” o perdão, mais precisamente, “O poder do perdão”. Nãodeixa de ser, deveras, significativo o fato de estarem a ciência e a midiatratando de um assunto que, por certo, na mente da maioria das pessoas tinhalugar apenas no mundo das religiões e na prática de seus seguidores. O enfoquedesse assunto na relação interpessoal e institucional, numa visão psicológica,filosófica, sociológica e política, com sua referência à face do perdão,biblicamente revelada, representa uma contribuição muito especial para acompreensão da necessidade de superação das linhas cruzadas e da eliminação dasrupturas que se estabeleceram nas relações humanas, por numerosos motivos. Namatéria, encontram-se depoimentos de pessoas, empresários e governantes quetiveram a capacidade de perdoar ou se mantiveram fechados em relação ao perdão.Segundo um professor da Universidade de Boston, o pedido de perdão contém “trêspassos básicos par obter perdão. Primeiro, deve-se assumir a responsabilidadepelo erro. Segundo, é preciso repudiar claramente esse erro, mostrando que nãose pretende repeti-lo. Terceiro, deve-se exprimir o arrependimento pela dorcausada ao próximo.” O que é hoje descoberta da pesquisa e conquista daciência, o Catecismo da Igreja já o proclama, há milênios, ao apresentar asexigências para que o fiel, ao recorrer ao Sacramento da Penitência, obtenha operdão dos pecados cometidos contra Deus e contra o próximo. Com efeito, paraque esse Sacramento produza seus efeitos, exigem-se atitudes que levem openitente à mudança de vida e à reconciliação: Contrição (reconhecimento dospecados); Confissão (revelação, perante o confessor, desses pecados, “porpensamentos, palavras e obras”); Absolvição (recepção da perdão dos pecadosconfessados); Satisfação (reparação dos pecados cometidos, não os repetindo,deliberadamente). Como penitência, o confessor impõe uma pena ao penitente,correspondente, “na medida do possivel, à gravidade e à natureza dos pecadoscometidos.”

 

No plano psico-religioso, o perdão é um ato muito benéfico,sob vários aspectos, como confirma a voz da experiência de cada um. Um dessesaspectos é a paz da consciência. O relacionamento entre pessoas, grupos enações fica ameaçado quando determinados sentimentos, palavras e atitudes feremo seu direito. Quando isso acontece, criam-se estremecimentos no relacionamentohumano que, em muitos casos, rompem fortes vínculos de consanguinidade e sólidoslaços de amizade. O perdão é sempre muito benéfico para as pessoas queconseguem refazer sua história, não apenas porque minimizam a razão dodistanciamento que se criou na convivência familiar e no relacionamento social,mas, antes, porque dão um passo de qualidade, ao cancelá-la de seu coração e desua mente. A psicologia e a espiritualidade identificam os benefícios do perdãona vida das pessoas. A melhor linguagem dessa experiência é testemunhada poraquelas pessoas que conseguiram perdoar-se, mutuamente.

 

Para muitos, o perdão é benéfico, por ser uma conquistahumana; para os cristãos, além dessa dimensão, está muito clara a exigência queJesus colocou na oração do Pai Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim comonós perdoamos a quem nos tem ofendido.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.