No ano de 2012, os Estatutos (regras) da Comunidade Católica Shalom foram aprovados definitivamente. Bento XVI, que na época vivia o seu último ano de Pontificado, saudou com muito carinho os representantes da Instituição que estavam na Praça São Pedro (mais de mil pessoas), que comemoravam aquele importante e definitivo passo para o Carisma.
Na ocasião, o Papa Bento XVI dirigiu a palavra à Comunidade Católica Shalom e garantiu que acompanha os membros por meio da sua constante intercessão. O Pontífice fez um pedido aos missionários, que foi uma palavra de profecia para a Comunidade nos anos seguintes: Sejam alegres instrumentos do amor e da misericórdia de Deus.
Em italiano, ele também pontuou que esperava que a aprovação dos Estatutos fosse um encorajamento para que os membros do Shalom prosseguissem com entusiasmo na missão de testemunhar o Evangelho. O Pontífice concluiu com a sua benção.
O pedido do Papa, que foi tema de fóruns e de outros encontros de oração da Comunidade nos anos posteriores, foi de grande importância para o crescimento da Comunidade, que nasceu com a missão de evangelizar os jovens. Após a aprovação dos Estatutos, o Shalom, que já estava presente em vários países, expandiu a sua missão evangelizadora para lugares ainda mais distantes.
Sabemos que o ardor missionário que invadiu o coração de muitos membros da Comunidade após a Convenção de Roma em 2012, foi fruto de um pastoreio atento e presente de Bento XVI, que observou os primeiros passos do Shalom com um olhar compassivo e esperançoso de pai, que ali também representou, para nós, o olhar do próprio Cristo.
Neste dia, em que é celebrada a vida do Pontífice, nós, como Comunidade, recomendamos as nossas orações e manifestamos todo o nosso carinho e a nossa gratidão por tão grande zelo para conosco.
Feliz aniversário, Papa Emérito Bento XVI!
(Reze agora uma Ave Maria pelo Papa)
Leia também