Com grande, Bertrand Wadi, Assessor Jovem da Comunidade Católica Shalom, consagrado da Comunidade de Vida, contempla com alegria os feitos e as maravilhas feitas por Deus neste Congresso de Jovens Shalom (CJS) em Belém.
O consagrado iniciou a pregação, recordando o convite que ele mesmo acolheu há 10 anos, e em um Congresso de Jovens Shalom, onde teve uma experiência pessoal com Deus e hoje, retorna em um CJS com a graça de partilhar com os jovens sobre o amor de Deus. Ele afirma, “vale a pena ser de Deus!”
Uma vida com pressa
Na terceira pregação do CJS, o Assessor falou sobre “Os jovens e às pressas de hoje”, e associou a forma como a Virgem Maria saiu às pressas. Porém, por qual razão falar da pressa, se é algo natural do cotidiano?
“Hoje é tudo muito rápido, há sempre desafios no mundo, mas nós devemos sempre responder tudo à luz do evangelho. Não da mesma forma que o mundo pensa e faz. Estamos no mundo mas não somos do mundo”, afirma.
E para dar respostas à luz do Evangelho é preciso buscar nas Sagradas Escrituras formas de viver de forma sadia essas presas. O consagrado citou algumas passagens que ensinam.
Em Provérbio 21,5, o autor ensina a pensar, analisar, viver os processos que precisam ser vividos, já no capítulo 18 do mesmo livro, fala sobre a pressa que se tem em fazer e reagir tudo de forma rápida e precipitada e como isso é prejudicial.
Impactos e consequências da má pressa
Viver nessa frenesia causada pela precipitação, afeta no relacionamento com Deus. “Não conseguimos rezar, o relacionamento com Deus e com o outro fica comprometido”, diz Bertrand. E ainda complementa: “Não paramos para ouvir o outro, não percebemos a dor ou a felicidade do outro, os relacionamentos ficam superficiais. E assim, com essa superficialidade em tudo se vive uma vida egoísta”.
Por outro lado, infelizmente, as pessoas se tornam escravas do egoísmo. Para evitar essas situações, é necessário abaixar-se e olhar para o jovem caído. A pressa má causa falta de paciência, “queremos tudo no imediatismo, queremos sentir, ir de vibe em vibe, Deus não é mágico. A pressa má afeta também a qualidade da oferta de vida”, indaga.
Aprenda a viver os processos de Deus, entremos na lógica de Deus. Deus age, peça paciência para viver as demoras de Deus.
Deus tem pressa de você
Existe uma pressa que é válida e que agrada a Deus. Quem vive primeiro esta pressa é Deus. “Deus tem pressa para te salvar e Ele faz de tudo para te salvar, vai colocar os meios, tudo que a Igreja nos oferece é porque Deus tem perto para te salvar. Nossa postura deve ser como cantamos no salmo ‘Senhor, salvai-me, vinde logo em meu auxílio’. O Espírito Santo não vai te colocar em uma sala de espera, você clama o Espírito Santo hoje e ele vem”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Da mesma forma, Nossa Senhora também ensina a viver essa boa pressa, Santo Ambrósio de Milão escreve em um comentário ao Evangelho de Lucas, que Maria partiu apressadamente para a montanha, “porque estava feliz com a promessa e desejosa de prestar devotadamente um serviço, com o entusiasmo que lhe vinha da alegria interior”, é isso que se precisa hoje. Estar cheio do Espírito Santo, ter pressa e ir apressadamente ao outro, pois assim se tem coragem e ousadia e não mais medo.
“Precisamos ter pressa para fazer a vontade de Deus. O Fiat foi um sim rigoroso, de alguém que tinha pressa em fazer a vontade de Deus. E a pressa para fazer a vontade de Deus, jovens, correm ao encontro de Jesus, como João fez para chegar ao sepulcro. Ele correu porque amava Jesus e sabia que Ele o amava também.”
Para finalizar, o Assessor deixa uma última dica. “Não se distraiam com as coisas que aparecem pelo caminho. Tenham foco. Quando não tiver força de correr, peça para Deus nos arrastar. Viva a boa pressa para evangelizar. Não tenha medo de evangelizar. Somos uma vocação pascal e nossa pressa precisa ser pascal”.
Assim também, entenda a urgência desta necessidade de sair apressadamente para o outro, sair do egoísmo para a doação, da indiferença para o zelo. Quem ama não sabe calcular, pois se lança com gás. “Vamos partir apressadamente para o encontro com Deus e para o encontro com o outro”, finaliza.
Serviço
CJS 2023 Belém – Maria levantou-se e partiu apressadamente
Quando: 21 a 23 de abril de 2023
Local: Belém (PA)
Inscrições: [link]
Mais informações: @juventudesh_
Confira:
Santa Missa na Basílica de Nazaré marca início do CJS Belém 2023
Conheça algumas curiosidades da Basílica de Nazaré, em Belém do Pará
Gabriella Dias incentiva o novo despertar da Juventude Shalom