Shalom

Bíblia e caderno na mão para tirar a nota máxima

“Não basta preparar a mente, temos que alimentar o espírito”, aconselha a estudante Lorena Araújo, que tirou nota máxima na redação do Enem.

comshalom
Close-up of hand filling out test

Apenas 250 alunos entre 6,2 milhões conseguiram nota máxima na redação do Enem de 2014. Muita leitura, prática e paixão pela escrita ajudaram na hora da prova, mas para a sergipana Lorena Barreto Araújo, 19 anos, natural do município de Moita Bonita, a confiança nos planos de Deus fez a grande diferença.

O seleto grupo que tirou a nota máxima cumpriu com eficiência as cinco competências exigidas na prova e soube dissertar com propriedade sobre o tema proposto na prova, “Publicidade infantil no Brasil”. Para Lorena, a confiança nos planos de Deus para a sua vida fez com que provasse que é possível se dedicar aos estudos sem deixar de lado a oração, que, segundo ela, fez a diferença no alcance de seu objetivo.

“Eu coordenei um grupo de jovens na Paróquia Santa Terezinha por muitos anos. Quando comecei a estudar para o Enem, nunca deixei de lado o meu compromisso com Deus e com os jovens que estavam me esperando. Em alguns momentos, tive que me ausentar para fazer simulados, provas; mas sempre rezava, a bíblia sempre na bolsa, junto com os cadernos”, testemunha a jovem.

Lorena conta que prestou vestibular em 2012, quando cursava o 3º ano do Ensino Médio, mas não logrou êxito. No entanto, nunca deixou de acreditar nos planos de Deus para sua vida. “Ainda imatura em viver as perdas, e o caminho de cruz, decepcionei-me quando em 2012 não consegui a vaga em Medicina. Mas tudo no tempo de Deus, ainda que não aconteça, bendito seja Seu nome por tudo! Era a minha oração, e isso me dava a certeza da confiança e do zelo do amor Dele para comigo, fazendo-me acreditar, cada vez mais, que aquilo que estava nos meus planos também era vontade de Deus”, disse Lorena.

Deus não tira nada

O papa emérito Bento XVI disse aos jovens no início do seu pontificado: “(…) Não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, Ele dá tudo.” É essa experiência que um jovem cristão em meio as mais adversas situações da vida, inclusive no estudo, deve ter, sempre priorizar um tempo para Deus, não por obrigação, mas por uma necessidade vital.

“Todo tempo que dedicamos a Deus não nos faz perder nada, porque estamos plantando sementes para a eternidade. Não precisei parar de estudar, pelo contrário, estudei o triplo. Para relaxar, eu encontrava descanso na oração, indo a missa em minha Paróquia ou próximo ao cursinho. Não basta preparar a mente, temos que alimentar o espírito”, disse a estudante.

A Comunidade Shalom esteve junto com Lorena na condução de um retiro de aprofundamento no Espírito Santo. Deste encontro, surgiu o seu mais novo grupo de jovens “Geração Jesus”, o qual a futura graduanda em Medicina coordenará. “Me preparei para esse grande retiro, com mais de 50 jovens, na época em que estudava para o Enem, ou melhor, na fase final, em que tive que me dedicar extremamente. Mas a fidelidade de Deus sempre me acompanhou”, concluiu.

Com a pontuação, Lorena já conquistou a aprovação para o curso de medicina em quatro universidades do país: uma estadual, uma federal e duas particulares. “Vou nas asas do Senhor, o Teu amor é o que me conduz.”

Layla Kamila


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. “O teu amor me sustentará, a sua graça não me faltará…” Buscando o Senhor Deus antes de tudo e qualquer plano em nossa vida com certeza a sua graça nos bastará! Parabéns, Deus a abençoe!

  2. Ana Carolina da Silva, de 16 anos, conta que os questionamentos que surgem nessa época da vida são muitos, e que as dúvidas às vezes geram medo. Por isso, além dos estudos, faz-se necessária também uma vivência espiritual que gere a plena confiança na graça de Deus. “Tudo o que estudei e aprendi vai me ajudar a entrar na universidade, mas não basta eu estar preparada nos estudos, meu lado espiritual também precisa estar preparado”, afirmou Carolina.

    “No momento de oração que aconteceu na missa, senti a presença forte do Espírito Santo que, com certeza, me iluminará e me ajudará a fazer uma boa prova”, concluiu.
    https://comshalom.org/shalom-de-fatima-realiza-missa-em-intercessao-pelos-jovens-que-farao-enem/