Fervor e amor à juventude. Essas são características que marcam o apostolado do bispo de Granada, dom Javier Martínez, que ministrará a palestra “Querigma, o coração da evangelização”, na segunda manhã do Fórum Shalom 2015. O evento será realizado de 1º a 3 de maio em Fortaleza. Com o tema “A Alegria do Evangelho”, o Fórum terá palestras e workshops sobre evangelização, com o objetivo de aprofundar a exortação apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco. Faça sua inscrição aqui.
Francisco Javier Martínez Fernández nasceu em Madri em 20 de dezembro de 1947. Cursou seus estudos eclesiásticos no Seminário Diocesano de Madri-Alcalá. Com apenas 37 anos, foi nomeado bispo titular e auxiliar Voli Madrid em 20 de março de 1985, recebendo a ordenação episcopal em 11 de maio do mesmo ano. Em 15 de março de 1996, foi nomeado bispo de Córboda, que tomou posse em 18 de maio. Ele foi nomeado arcebispo de Granada, em 15 de março de 2003, tomando posse do local no dia 1 de junho.
Ao conhecer o trabalho da Comunidade Shalom, dom Javier pediu que fosse fundada missão em sua diocese. Em 2011, ele recebeu a Comunidade em sua arquidiocese, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Madri.
Em julho de 2012, o religioso esteve em Fortaleza e participou do Halleluya, festival de artes integradas com foco na evangelização dos jovens. É o maior evento promovido pelo Shalom, no que diz respeito à estimativa de público (chega a reunir 1 milhão de pessoas em cinco dias).
Profunda comunhão com a mentalidade da nova evangelização e com o anúncio alegre e misericordioso do Evangelho marca o trabalho pastoral dos palestrantes do Fórum Shalom 2015. Além de dom Javier, pregarão no evento os arcebispos de Fortaleza, dom José Antonio, de Salvador, dom Murilo Krieger, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, e a cofundadora Emmir Nogueira.
Queremos deixar um abraço para Dom Javier. O conhecemos na pré jornada da JMJ/11 em Granada, estávamos grávidos do nosso 1º filho. O que mais nos chamou atenção foi sua proximidade conosco! Nos reconheceu como Shalom e ele mesmo se propôs a nos dar carona para o colégio que a comunidade estava. No caminho conversou conosco alegremente e cheio de entusiasmo com a chegada dos peregrinos, da comunidade… de nós estarmos com ele. Nos perguntou como chegamos ali e contamos que para conseguirmos ir a Jornada nós vendemos o carro que tínhamos e ele ficou super feliz conosco. Foi uma experiência maravilhosa… Esperamos um dia sermos uma família missionária junto à sua diocese em Granada =D Pois, o desejo do nosso coração foi de não mais sair de lá. Um grande abraço! Casal Joelson e Mariene