Igreja

Bispos dos EUA financiam 112 projetos na América Latina

comshalom

papa-bispos-600-1-size-598Recursos para a construção da paz na Colômbia ou para a formação de seminaristas no Peru, são alguns dos projetos beneficiários

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos anunciou a destinação de US $ 1,7 milhões de dólares para apoiar 112 projetos na América Latina e no Caribe. “Graças à generosidade dos católicos de todo o país, podemos continuar com o nosso apoio à Igreja na América Latina”, anunciou em nota o Bispo Auxiliar de Seattle, mons. Eusébio Elizondo, presidente da subcomissão da Conferência Episcopal, encarregado desta região.

“É bonito, presenciar a partilha dos recursos nos Estados Unidos com as dioceses da América Latina mais isoladas e expostas financeiramente. Vemos que estas ajudas estão gerando recursos e, o mais importante, é que esses projetos de fundos de subsídios fortalecem e incentivam as pessoas, permitindo-lhes crescer em sua fé e compartilhá-la com os outros”.

Os países que se beneficiarão desses fundos são: Colômbia, Haiti, Peru, República Dominicana, México, Brasil e Nicarágua. Na Colômbia, a Igreja se comprometeu a apoiar as organizações de jovens que trabalham “para construir a paz frente à violência local causada pela guerrilha”. No Peru, por exemplo, vão apoiar os seminaristas que vêm de famílias muito pobres e de grupos étnicos indígenas do país. Enquanto isso, no Brasil, os missionários receberão formação e apoio para o seu trabalho com as comunidades indígenas da Amazônia. Outros projetos financiados incidirão sobre a formação dos catequistas leigos e das necessidades pastorais criadas pela migração. Além disso, alguns projetos lidam com educação e formação das comunidades de religiosas e pastoral das famílias.

Além disso, graças à generosidade e sensibilidade dos católicos norte-americanos, os bispos aprovaram seis projetos para a “reconstrução da Igreja no Haiti”, com uma contribuição de quase US $ 3 milhões de dólares.

“A Igreja no Haiti está passando por um período de reconstrução e de renovação depois do terremoto de 2010”, disse o arcebispo Thomas Wenski de Miami, presidente da subcomissão Haiti Advisory Group. “Temos que continuar comprometidos para caminhar com os nossos irmãos e irmãs na fé, e apoiá-los com estes projetos de construção até que consigam ter de novo lugares para o culto”, disse o prelado.

 

Fonte: ZENIT


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.