Brasil celebrou pela primeira vez o Dia Nacional do Terço dos Homens na última sexta-feira, 8 de setembro. Coincidindo com a venerada festa da Natividade de Nossa Senhora, a ocasião significativa marcou um importante momento para o país.
No dia 26 de abril, um comunicado no Diário Oficial do Brasil reconheceu o dia 8 de setembro como o Dia Nacional do Rosário Masculino. Uma série de atividades regionais e diocesanas foram planejada e coordenadas em todo o país para homenagear este dia.
Glayson Lozer, secretário-geral do Rosário dos Homens do Brasil, reconheceu o prazer da sua organização em obter ampla atenção do público pelos seus esforços para encorajar a devoção do rosário.
Dezenas de milhares de homens visitam a Peregrinação Nacional anual do Santuário de Aparecida, em fevereiro de cada ano. Segundo Lozer, o movimento não tem dia da memória nacional. Com base em seu anúncio, 8 de setembro foi escolhido como data de lançamento da campanha devido ao seu significativo “fundamento histórico”.
Os homens têm orado e desenvolvido o movimento, segundo Lozer, pela conversão à oração e pelo desenvolvimento social. Ele acredita que os tercistas assumiram a causa da devoção de Nossa Senhora rezando o rosário e exortando outros homens a fazerem o mesmo, resultando na formação de uma enorme família mariana conhecida como Terço dos Homens em todo o Brasil.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Leia também | Papa Francisco vai lançar carta apostólica dedicada à Santa Teresinha este ano