Mundo

Brasil é o 3º país das Américas em morte de homens por álcool

comshalom

Segundo relatório da OPAS, o Brasil é o terceiro país das Américas com mais mortes de homens causadas pelo álcool

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) publicou neste mês um relatório onde o Brasil aparece como o terceiro país das Américas com mais mortes de homens causadas pelo álcool. Segundo o relatório, 73,9 homens a cada 100 mil habitantes morreram por causa do álcool em 2010; entre as mulheres foram 11,7 a cada 100 mil habitantes e a 11º colocação no ranking.

Leia também:
.: Shalom implanta projeto de combate ao álcool e outras drogas em Santo Antonio dos Fernandes
.: Testemunho: Primeiro “gole” aos dois anos de idade

O Relatório Regional sobre Álcool e Saúde nas Américas examina os padrões e as consequências do consumo de álcool na região e avalia os progressos realizados desde a promulgação do Plano de Estratégia Global e Ação Regional para Reduzir o Uso Nocivo do Álcool.

alcoolismoEntre suas conclusões, indica que o consumo médio de álcool nas Américas é maior que no resto do mundo. Em particular, as taxas de episódios de consumo excessivo (ECE) de álcool têm subido nos cinco últimos anos, de 4,6 para 13,0% entre as mulheres e de 17,9 para 29,4% entre os homens.

Ele aponta que o álcool causou mais de 300 mil mortes nas Américas em 2012, um número que excede toda a população de muitos países do Caribe, sendo a cirrose a maior causa delas tanto em homens quanto em mulheres. Em média, o álcool levou a cerca de uma morte a cada 100 segundos nas Américas em 2012.

No Brasil, em 2010, a taxa de mortes atribuíveis ao álcool (ou seja, que ocorreram porque o álcool estava envolvido) foi de 11,7 a cada 100 mil habitantes entre as mulheres e 73,9 entre os homens, representando, respectivamente, uma queda de cerca de 5% e um aumento de mais 20 em relação a 1990. A Venezuela lidera entre os homens e a Argentina entre as mulheres.

O estudo também aponta o consumo de álcool per capita (APC) para avaliar quanto de álcool está sendo consumido no país. O APC é a divisão da quantidade de álcool vendida em um determinado país pelo tamanho de sua população de maiores de 15 anos. No Brasil a taxa entre os homens é de 13,6 (7º do ranking) e 4,2 entre as mulheres. Granada apresenta as maiores taxas de APC nos dois grupos.

O álcool é, segundo o relatório, o maior fator de risco entre adolescentes entre 15 e 19 anos, superando, por exemplo, o uso de drogas. Cerca de 14 mil mortes de crianças e jovens com menos de 19 anos de idade nas Américas foram atribuídas ao álcool em 2010. De acordo com um estudo do Instituto de Metrologia da Saúde e Avaliação (IHME), o Brasil tem a maior taxa de mortes atribuídas ao álcool entre este grupo.

 

Fonte: Canção Nova


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.