O Brasil sedia de 15 a 17 de janeiro a Primeira Conferência Internacional para Líderes das Comunidades Carismáticas. O evento conta com as presenças do Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e Jean-Luc Moens, Moderador do Serviço Internacional de Comunhão para a Renovação Carismática Católica – CHARIS.
“Esta conferência é uma graça muito grande. Será a primeira vez, de modo oficial, em que as Comunidades Novas se reunirão após a instituição do CHARIS, com o objetivo de ouvir o que o Papa tem a nos dizer sobre assuntos importantes para nossa caminhada como evangelização dos jovens e vocação”, explica Gabriella Dias, responsável pelo CHARIS na América do Sul.
CHARIS e as comunidades, comunidades ecumênicas, ação nos subúrbios são alguns dos temas elencados por Jean-Luc que serão abordados na Conferência internacional. O primeiro dia se deterá sobre a evangelização dos jovens, fazendo uma reflexão sobre este assunto a partir da experiência reprodutíveis de comunidades que trabalham com a juventude. Na programação consta testemunhos de Bertrand Wadi Kiasolwa (Comunidade Shalom), David Mijaress (Espada do Espírito) e Elena Tadiello e Rev. Pietro Savio (Comunidade Abramo- Itália).
O segundo dia de reflexão contará com a assistência de membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Comissão pontifícia para a proteção de menores (Roma) e da vice-secretária do Dicastério para Leigos, a Família e a Vida. Na pauta, o que as comunidades podem fazer no que diz respeito aos abusos sexuais e de autoridade. Membros do Serviço Nacional do CHARIS da Austrália, Líbano e o presidente do Of The Sword of the Spirit também participarão da reflexão.O segundo dia de reflexão contará com a assistência de membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Comissão pontifícia para a proteção de menores (Roma) e da vice-secretária do Dicastério para Leigos, a Família e a Vida. Na pauta, o que as comunidades podem fazer para prevenir os diversos tipos de abusos. Membros do Serviço Nacional do CHARIS da Austrália, Líbano e o presidente do Of The Sword of the Spirit também participarão da reflexão.
Destaque para o último dia da conferência. Será dedicado para a partilha sobre o chamado que o próprio Papa Francisco faz à Corrente de Graças, de “servir a unidade do Corpo de Cristo, a Igreja, a comunidade de crentes em Jesus Cristo e servir os pobres e os que mais precisam de ajuda física ou espiritual”.
Cardeal Farrel fará uma apresentação sobre o CHARIS, essa novidade na Igreja que surgiu a pedido do Papa Francisco e vai ganhando forma. Ao longo do dia serão apresentados testemunhos relacionados aos trabalhos caritativos de comunidades da Europa, América , África e Oceania. Este encontro histórico realizado em Recife, Pernambuco, será finalizado com Missa presidida pelo Cardeal.
Comunidades Novas brasileiras
Nesta terça-feira, dia 14,antes da Conferências internacional, representação de 90 Comunidades Novas brasileiras participaram de um encontro com o Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS Brasil.
Por Vanderlúcio Souza