No próximo domingo, 6 de abril, o Grupo de Religiosos Brasileiros de Roma realizará a tradicional Via Sacra da Fraternidade pelas ruas da Cidade Eterna, buscando chamar a atenção para o tema da Campanha da Fraternidade 2014, “Fraternidade e Tráfico Humano”. A Caminhada Penitencial deste ano realiza-se em sintonia com o convite do Papa Francisco de “uma Igreja pobre e para os pobres”, envolvida na luta pela justiça social a partir do Evangelho.
Realizada há mais de dez anos, a Caminhada terá seu início com a celebração de uma Missa, seguindo então pelas ruas de Roma até a Praça de São Pedro, onde se concluirá com a oração do Angelus. Neste momento o grupo fará um ato de protesto contra o tráfico pessoas, o trabalho escravo e os perigos do turismo sexual durante a Copa do Mundo no próximo mês de junho.
Uma novidade para a edição deste ano é a tradução do texto da Via Sacra da CNBB para a língua italiana. Objetivo é agregar, durante o percurso, um grande número de peregrinos, inclusive não brasileiros.