Shalom

Acamp’s 2018.1 – Deus nos alcança com seu amor

comshalom

Jovens do Distrito Federal e do Goiás participaram do Acampamento de Jovens Shalom (Acamp’s 2018.1), no Ecoparque Barra do dia, em Padre Bernardo, de 23 a 28 de janeiro, para viver uma experiência única com o amor de Deus. O acampamento teve início com o momento mais importante do dia, a santa missa, presidida pelo padre Célio Lourenço.

O primeiro dia de curso começou com o tema radicalidade evangélica, apresentado pela Adriana Segovia, consagrada da comunidade de aliança. Para ela, nós devemos viver uma vida nova com o Senhor. “É preciso ter uma postura de mudança de vida, um movimento de gratidão e clamar o Espírito Santo que impulsiona nossas vidas”, explicou. Um coração é radical quando é desejoso de Deus, alcançado com a vida de oração, a intimidade com Deus e a experiência de pobreza.

Um exemplo é São Francisco de Assis, que levou uma vida simples na obediência, pobreza e castidade. “Devemos tomar uma decisão e ir de encontro com Deus. Esse é o caminho da graça”, conclui.

José Cosme de Oliveira, mais conhecido como Cosme, é cantor católico e foi convidado para contar seu testemunho aos jovens presentes e emocionou a todos. Com uma infância marcada por abusos, ele cresceu e se envolveu com as drogas. Em uma ação policial na favela, ele ficou escondido em um poço por horas e se viu abandonado por todos. Nesse momento teve sua grande experiência com Jesus. “Eu senti como se o próprio Jesus olhasse para mim e dissesse ‘meu filho eu permiti que você passasse por isso para te dar uma vida nova’. É algo milagroso”, explicou ele. 

Após esse momento ele foi até uma igreja, recebeu o abraço de um jovem e se sentiu acolhido pela Igreja Católica. “Apesar de todo o mal que eu fiz, da minha própria fraqueza, Deus faz um bem. Ele me escolheu do seio do comando vermelho para estar vivo e anunciar que Ele é a salvação e a libertação”, contou. Os participantes fizeram uma fila para tocar a cruz de Cristo. À noite, o Cosme cantou e levou todos os jovens a dançarem suas músicas como “homenzinho torto” e “pipoca”.

No segundo dia de curso, Maria Wilkyanne, consagrada da comunidade de vida, conversou com os participantes sobre a vida fraterna que leva a Deus. Ela citou a passagem de Eclesiástico 6, 5-17 que fala sobre a amizade. A bíblia conta com vários exemplos que podem nos inspirar. Em I Samuel, 18 e 19, o texto bíblico apresenta a amizade de Jônatas e Davi e a forma como ele age para interceder pelo amigo. Na passagem de Rute 1, 16 e 17, a nora afirma que não abandonará sua sogra, Noemi. Maria apressadamente vai ao encontro de Isabel em Lucas 1, 39. Jesus mostra o amor que sente por seu amigo Lázaro em João 11. “Jesus se faz um só com seu amigo”, afirmou Maria Wilkyanne.

Devemos partilhar a vida com os irmãos que confiamos e também saber guardar o que nos confiam como algo precioso. “Para isso é preciso ter um coração disponível, saber escutar e estar próximo”, explicou. Temos ainda exemplos dos santos, como Santa Clara e São Francisco; Santa Teresa D’ávila e São João da Cruz. Miguel Amaro, discípulo da comunidade de aliança, testemunhou em seguida sobre como as amizades foram importantes para o seu crescimento espiritual. Para ele, devemos partilhar a nossa vida com os irmãos. “Essas experiências geram liberdade. Seja um lugar seguro para cuidar e ser cuidado”, afirmou.

No terceiro dia de palestras, Luiz Fernando Cipriano, da comunidade de aliança, falou sobre a experiência com Cristo Ressuscitado. Segundo ele, as feridas não determinam a nossa história, mas nos marcam. Quando não perdoamos nós vivemos ao redor da ferida e da dor. “Devemos nos expor ao Cristo Ressuscitado e deixar que Ele toque as nossas feridas”, explicou. Com isso, podemos curar nossas feridas.

Para falar sobre vocação, a convidada foi Débora Pires, consagrada da comunidade de vida e vocalista do Missionário Shalom. Ela perguntou aos participantes quem já tinha se questionado sobre a sua missão e o por quê de estarmos aqui na terra. “A nossa vocação é fruto da primeira experiência com Deus”, explicou. Para Débora, é normal ter medo, só não podemos ser covardes ou omissos. “Deus nos dá coragem, destemor e o Espírito de fortaleza para sermos resposta Dele na vida de alguém. Ele tem um propósito”, afirmou.

A partir do olhar de Deus encontramos nossa vida e o desejo de liberdade do nosso coração. É aqui na terra que aprendemos a construir o nosso céu. “A resposta vocacional é o testemunho de Jesus Cristo. Nosso último sentido é Deus e devemos viver sob o olhar Dele para ser quem realmente somos”, afirmou. A felicidade não está no mundo, por isso é preciso deixar a palavra do Senhor entrar no coração. Segundo ela, é Ele quem nos sustenta, podemos ser sinal de que é possível viver com Deus e ter coragem de ser o que o Pai quer que sejamos.

Ela ressaltou que não há nada de errado em ser o fraco, o vaso de argila. “Ser feliz é questão de ser, de existência e não de bens. Estar na vontade de Deus é receber graças e alegrias que o dinheiro não compra”, disse ela. Para sermos plenamente felizes temos que descobrir e viver a vontade de Deus. “Devemos conhecer, nos relacionarmos e investirmos na amizade com o Pai. Também temos que aprender a desejar estar com Ele e a vida que tem para nós, errar menos, escolher bem e deixar Deus nos transformar”, completou. O Missionário Shalom encerrou a noite cantando suas músicas de sucesso e levaram os jovens a um forte momento de oração e louvor.

No sábado, dia 27, chegou o momento mais aguardado: a Efusão do Espírito Santo. “Esse foi o momento que realmente consegui me abrir e depois que acabou, senti uma alegria enorme, tanto que nem me preocupei quando minha prima me deixou sozinha lá na frente. Eu cantei e dancei muito, coisa que eu não tinha feito em nenhum dia”, contou a participante Fernanda Lima.

Para ela,  o acamp’s foi a melhor experiência que já teve. “Conheci pessoas maravilhosas, com quem pude desabafar, chorar, sorrir e louvar. O Shalom realmente foi uma família pra mim nesses 6 dias. Foi onde tive a oportunidade de me reencontrar com Cristo e consegui conversar com Ele de uma forma que há muito tempo não conversava. Recebi curas e dons espirituais com os quais me alegro muito. E espero nunca sair dessa graça e seguir todos os planos que Ele tem para mim”, afirmou.

À noite aconteceu a final do The Voice Shalom e a vencedora foi Raíssa Azevedo, de Goiânia, que conquistou o público ao cantar a música “a tua ternura”. O Acamp’s terminou com a vitória da família branca na competição do lazer e a certeza de que muitos jovens foram alcançados pelo amor de Deus.

Por Letícia Freire e Bruna Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.