Jovens do Distrito Federal e do Goiás participaram do Acampamento de Jovens Shalom (Acamp’s 2018.1), no Ecoparque Barra do dia, em Padre Bernardo, de 23 a 28 de janeiro, para viver uma experiência única com o amor de Deus. O acampamento teve início com o momento mais importante do dia, a santa missa, presidida pelo padre Célio Lourenço.
O primeiro dia de curso começou com o tema radicalidade evangélica, apresentado pela Adriana Segovia, consagrada da comunidade de aliança. Para ela, nós devemos viver uma vida nova com o Senhor. “É preciso ter uma postura de mudança de vida, um movimento de gratidão e clamar o Espírito Santo que impulsiona nossas vidas”, explicou. Um coração é radical quando é desejoso de Deus, alcançado com a vida de oração, a intimidade com Deus e a experiência de pobreza.
Um exemplo é São Francisco de Assis, que levou uma vida simples na obediência, pobreza e castidade. “Devemos tomar uma decisão e ir de encontro com Deus. Esse é o caminho da graça”, conclui.
José Cosme de Oliveira, mais conhecido como Cosme, é cantor católico e foi convidado para contar seu testemunho aos jovens presentes e emocionou a todos. Com uma infância marcada por abusos, ele cresceu e se envolveu com as drogas. Em uma ação policial na favela, ele ficou escondido em um poço por horas e se viu abandonado por todos. Nesse momento teve sua grande experiência com Jesus. “Eu senti como se o próprio Jesus olhasse para mim e dissesse ‘meu filho eu permiti que você passasse por isso para te dar uma vida nova’. É algo milagroso”, explicou ele.
Após esse momento ele foi até uma igreja, recebeu o abraço de um jovem e se sentiu acolhido pela Igreja Católica. “Apesar de todo o mal que eu fiz, da minha própria fraqueza, Deus faz um bem. Ele me escolheu do seio do comando vermelho para estar vivo e anunciar que Ele é a salvação e a libertação”, contou. Os participantes fizeram uma fila para tocar a cruz de Cristo. À noite, o Cosme cantou e levou todos os jovens a dançarem suas músicas como “homenzinho torto” e “pipoca”.
No segundo dia de curso, Maria Wilkyanne, consagrada da comunidade de vida, conversou com os participantes sobre a vida fraterna que leva a Deus. Ela citou a passagem de Eclesiástico 6, 5-17 que fala sobre a amizade. A bíblia conta com vários exemplos que podem nos inspirar. Em I Samuel, 18 e 19, o texto bíblico apresenta a amizade de Jônatas e Davi e a forma como ele age para interceder pelo amigo. Na passagem de Rute 1, 16 e 17, a nora afirma que não abandonará sua sogra, Noemi. Maria apressadamente vai ao encontro de Isabel em Lucas 1, 39. Jesus mostra o amor que sente por seu amigo Lázaro em João 11. “Jesus se faz um só com seu amigo”, afirmou Maria Wilkyanne.
Devemos partilhar a vida com os irmãos que confiamos e também saber guardar o que nos confiam como algo precioso. “Para isso é preciso ter um coração disponível, saber escutar e estar próximo”, explicou. Temos ainda exemplos dos santos, como Santa Clara e São Francisco; Santa Teresa D’ávila e São João da Cruz. Miguel Amaro, discípulo da comunidade de aliança, testemunhou em seguida sobre como as amizades foram importantes para o seu crescimento espiritual. Para ele, devemos partilhar a nossa vida com os irmãos. “Essas experiências geram liberdade. Seja um lugar seguro para cuidar e ser cuidado”, afirmou.
No terceiro dia de palestras, Luiz Fernando Cipriano, da comunidade de aliança, falou sobre a experiência com Cristo Ressuscitado. Segundo ele, as feridas não determinam a nossa história, mas nos marcam. Quando não perdoamos nós vivemos ao redor da ferida e da dor. “Devemos nos expor ao Cristo Ressuscitado e deixar que Ele toque as nossas feridas”, explicou. Com isso, podemos curar nossas feridas.
Para falar sobre vocação, a convidada foi Débora Pires, consagrada da comunidade de vida e vocalista do Missionário Shalom. Ela perguntou aos participantes quem já tinha se questionado sobre a sua missão e o por quê de estarmos aqui na terra. “A nossa vocação é fruto da primeira experiência com Deus”, explicou. Para Débora, é normal ter medo, só não podemos ser covardes ou omissos. “Deus nos dá coragem, destemor e o Espírito de fortaleza para sermos resposta Dele na vida de alguém. Ele tem um propósito”, afirmou.
A partir do olhar de Deus encontramos nossa vida e o desejo de liberdade do nosso coração. É aqui na terra que aprendemos a construir o nosso céu. “A resposta vocacional é o testemunho de Jesus Cristo. Nosso último sentido é Deus e devemos viver sob o olhar Dele para ser quem realmente somos”, afirmou. A felicidade não está no mundo, por isso é preciso deixar a palavra do Senhor entrar no coração. Segundo ela, é Ele quem nos sustenta, podemos ser sinal de que é possível viver com Deus e ter coragem de ser o que o Pai quer que sejamos.
Ela ressaltou que não há nada de errado em ser o fraco, o vaso de argila. “Ser feliz é questão de ser, de existência e não de bens. Estar na vontade de Deus é receber graças e alegrias que o dinheiro não compra”, disse ela. Para sermos plenamente felizes temos que descobrir e viver a vontade de Deus. “Devemos conhecer, nos relacionarmos e investirmos na amizade com o Pai. Também temos que aprender a desejar estar com Ele e a vida que tem para nós, errar menos, escolher bem e deixar Deus nos transformar”, completou. O Missionário Shalom encerrou a noite cantando suas músicas de sucesso e levaram os jovens a um forte momento de oração e louvor.
No sábado, dia 27, chegou o momento mais aguardado: a Efusão do Espírito Santo. “Esse foi o momento que realmente consegui me abrir e depois que acabou, senti uma alegria enorme, tanto que nem me preocupei quando minha prima me deixou sozinha lá na frente. Eu cantei e dancei muito, coisa que eu não tinha feito em nenhum dia”, contou a participante Fernanda Lima.
Para ela, o acamp’s foi a melhor experiência que já teve. “Conheci pessoas maravilhosas, com quem pude desabafar, chorar, sorrir e louvar. O Shalom realmente foi uma família pra mim nesses 6 dias. Foi onde tive a oportunidade de me reencontrar com Cristo e consegui conversar com Ele de uma forma que há muito tempo não conversava. Recebi curas e dons espirituais com os quais me alegro muito. E espero nunca sair dessa graça e seguir todos os planos que Ele tem para mim”, afirmou.
À noite aconteceu a final do The Voice Shalom e a vencedora foi Raíssa Azevedo, de Goiânia, que conquistou o público ao cantar a música “a tua ternura”. O Acamp’s terminou com a vitória da família branca na competição do lazer e a certeza de que muitos jovens foram alcançados pelo amor de Deus.
Por Letícia Freire e Bruna Fernandes