Durante o Renascer a Comunidade Católica Shalom preparou 10 stands para apresentar à comunidade externa os trabalhos e projetos desenvolvidos.
Conheça um pouco das nossas atividades:
Benfeitor da Paz: Os benfeitores da paz na Comunidade Católica Shalom são aqueles que acreditam na missão e na evangelização dos jovens e famílias. Assim tornam-se colaboradores mensais com o valor que se sentem chamados a ofertar. Essa doação é canal da providência de Deus e colabora com o sustento de mais de 800 missionários espalhados pelo Brasil e pelo mundo, além de manter os eventos e grupos de oração formados por crianças, jovens e casais. Também colabora na assistência humana e espiritual das pessoas em situações de enfermidade, privação de liberdade e abandono institucional; acolhe e evangeliza crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; presta assistência a moradores de rua em albergues e abrigos, possibilitando condições de resgate de sua dignidade e lhes dando a possibilidade de conhecer o amor de Deus.
Renart: É o espaço cultural na Comunidade que engloba o projeto responsável por todos os espetáculos da missão, o ministérios relacionados e a escola de arte, que oferece sete modalidades de aulas para as pessoas de todas as idades. São elas: dança contemporânea, coral infantil, violão, baixo, hip-hop, canto e teatro. As inscrições estão abertas até o início de março e o link para inscrição se encontra na página oficial do instagram @renartshalom.
Shalom na JMJ: Funciona para a divulgação dos pacotes para que a comunidade participe da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em 2019, no Panamá, entre os dias 21 a 27 de janeiro. Os pacotes saem no meio do ano e o diferencial é a inclusão da pré-jornada na Costa Rica ( 16 a 21 de janeiro), além do Encontro Geral dos Jovens Shalom que será no dia 28 de janeiro.
Vocacional: O stand serve como divulgação do caminho vocacional na comunidade, que tem duração mínima de um ano, tendo início com o Vocacional Aberto – primeiro encontro vocacional do ano, que acontece no mês de março. É voltado para todos se que sentem chamados a uma vida de intimidade com Deus, que é vivido através do itinerário espiritual e formativo da Comunidade, o Caminho da Paz. Ana Luíza, de 18, anos atualmente postulante da comunidade de vida, diz “no ano vocacional devemos estar atentos, confiantes e abandonados na vontade de Deus.” Nesse ano de muitas experiências profundas, é um tempo de discernir se realmente somos chamado à vocação Shalom, se há amadurecimento necessário, e se sim, imgressar da Comunidade de Vida, Comunidade de Aliança ou Obra.
Projeto Família: O projeto família teve início com a necessidade que a comunidade viu de acolher os casais que começaram a participar dos grupos de oração. A comunidade se preocupou em acolher, formar e aprofundá-los na experiência com Deus. Com o tempo, o desejo pela evangelização abriu espaço para seminários e atividades como retiros para homens, retiro para casais, seminários de vida no espírito santo, missa para as crianças e acampamento para as famílias. Todos como comunidade rezando, formando e sendo sustento uns para os outros.
Renascer para as crianças
O Renacer Kids é uma extensão do Projeto Kids no qual crianças de 0 a 12 anos são convidadas a viver o caminho da paz. As crianças são divididas em 4 grupos por faixas etárias: de 0 a 3 anos, acompanhados pelos pais, de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos e de 10 a 12 anos, para que assim o acompanhamento seja melhor. O projeto kids é um itinerário para crianças, promovendo uma formação humana para os pequenos e incentivando uma vida de oração desde o início. Maria Luíza, de 10 anos, veio com os pais e os três irmãos, disse que “o evento está mais legal do que o ano passado e que está aprendendo bastante”.
Dessa maneira, as crianças são acompanhadas nos eventos dentro da comunidade e nos grupos de oração que acontecem às terças e aos sábados, nos centros de evangelização da Asa Sul e Taguatinga.
A proposta no Renascer Kids é acolher crianças de 4 a 12 anos, divididas em 2 grupos: de 4 a 7 e o outro de 8 a 12. Os que já fizeram o seminário de vida do espírito santo participam de pregações de aprofundamento e os que não fizeram, tem a possibilidade de fazer.
A programação acontece de forma dinâmica com direito a ministério de música, missa, adoração, efusão, formação, atividades de fixação e brincadeiras. A diversão nos dias de Renascer ficaram por conta do Dj Abílio que animou a garotada com muita música e com o bailinho da saudade para finalizar o evento. As crianças parecem gostar bastante, como a Kiara de 9 anos que já está no seu terceiro Renascer. Ela disse que gosta muito da música, das danças, das brincadeiras e do lanche. “A pregação que eu mais gostei foi a do Espírito Santo e sobre as línguas de fogo”.
Por Bruna Fernandes