Institucional

“Eu sou vocacionado?”: Você já se fez essa pergunta?

comshalom
Vocacionados Shalom de 2015
Vocacionados Shalom de 2015

No ano de 2015, a Comunidade Católica Shalom realizou o vocacional com o tema: “Ser todo Teu, minha alegria, minha paz”. Primeiramente é necessário dizer que vocação é um chamado, porém, ela só pode ser concretizada se quem ouve esse chamado der uma resposta positiva a Ele: Sim! Quando ouvimos a voz de Deus a nos chamar, devemos estar de prontidão para responder positivamente, pois é a voz do Amado, daquele que tanto nos ama e que quer nos conquistar cada vez mais com este amor.

Sim, o chamado de Deus é uma forma d’Ele nos amar cada vez mais, fazendo com que realizemos a nossa essência mais profunda, de quem de fato nós somos. E o que nos faz vencer as nossas limitações, os nossos medos e cada obstáculo que surge neste caminho, é o reconhecimento da nossa eleição e da voz de Deus em nossas vidas por meio desse chamado. É ouvir Deus dizendo: “Coragem! Vem e segue-me! ” E foi com essa ousadia que os vocacionados de 2015 responderam ao chamado de Deus, assumindo neles a vontade do Amado para suas vidas.

”Reconheci o chamado de Deus através do serviço no ministério de teatro, aprofundei por meio das amizades e da confiança nos irmãos da comunidade, coisa que eu evitava, mas eu me entreguei totalmente, era a isso que Deus me chamava, porque a partir do momento que eu me entreguei, Deus me conquistou e eu fui conquistado”

Willian Almeida, 28 anos, vocacionado

“Reconhecer o chamado de Deus não foi difícil. Não foi uma coisa que precisou de muito esforço, óbvio que teve sofrimento! Eu reconheci verdadeiramente o chamado de Deus no retiro de aprofundamento e foi difícil porque foi por uma via de dor, de sofrimento, mas uma via que eu precisava vivenciar para ver a misericórdia de Deus, pois daquela forma eu abri meu coração a Deus”

Maria Rocha Lima, 18 anos, vocacionada

Foi uma experiência muito forte, sobretudo com o SER SHALOM! A alegria de saber que de fato encontrei meu lugar e de saber que Deus na sua infinita bondade me chama à vida missionária. Sou muito grato a Deus por esse tempo de autoconhecimento, maturidade e liberdade interior. Em Deus sou livre! Agora eu sei para o que Deus me criou. Todo este amor me fez superar meus medos e o meu orgulho. Venci a indiferença do meu coração por amor a Deus e isso me fez ir atrás do meu pai biológico para conhecê-lo. Grande graça alcançada e imensa paz que sinto por ter resolvido isso que tanto me inquietava. ”

Lucas Lobato, 24 anos, vocacionado

“Sou vocacionada, casada com Alexandre Sales há 6 anos. Começamos juntos (eu e meu marido) num grupo de oração misto, tive dificuldades no início, pois achava que estar na comunidade casada era sinônimo de que tudo que faríamos seria juntos, grudados, mas fui percebendo que não era assim e essa situação me machucou. Por muitas vezes pensei em desistir, pois eu estava vivendo um momento e meu esposo outro completamente diferente, e com um cuidado especial Deus foi me mostrando por meio das minhas autoridades que a vocação é única. Ingressei no vocacional com muito medo de não conseguir caminhar, pois sabia que enfrentaria muitos desafios, mas sentia o chamado de Deus muito forte foi então que decidi encarar. Neste tempo, Deus falou muito a mim, aos casais, as famílias, enfim, Deus se fez tão real, tão presente que pude tocar, sentir, me emocionar e até me mostrar alguns de Seus frutos. Foi através do vocacional que percebi o desejo de Deus para minha vida. ”

Cristeni Sales, 32 anos, casada e vocacionada

O vocacional é um tempo de discernimento, de escuta da voz de Deus, onde, podemos crescer em estatura e graça, experimentando a cada novo passo o amor do Senhor, a liberdade interior, a maturidade, a dor, mas também a alegria que existe em meio ao sofrimento, pois só descobre a ressurreição quem vivencia a cruz, porque esse é um tempo que nos permitimos ser amados por Ele e é por meio desse amor que Ele vai nos tornando inteiros, mostrando Sua vontade, nos direcionando naquilo que Ele deseja.

A Comunidade Shalom

A comunidade Católica Shalom possui duas formas de vivência do carisma: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança. “[…] A Comunidade de Vida é chamada, por amor a Jesus Cristo e ao Reino, responder ao Seu apelo de renunciar a si mesmo e perder a vida em Seu seguimento (cf. Lc 14, 25-27) e a reproduzir o modelo da comunidade cristã primitiva (cf. At 4, 32-37), colocando tudo em comum, renunciando à posse de bens materiais, de projetos, planos e expectativas pessoais para segui-lo de maneira incondicional e sem restrições. Devem investir tudo – vida, capacidades, tempo, bens, potencialidades e futuro – em um seguimento total e incondicional do Senhor Jesus Cristo, no espírito de pobreza, obediência e castidade, de acordo com o Carisma Shalom”. (Estatutos – CCSH 4.1, 61)

“A Comunidade de Aliança na mesma e única Vocação à Comunidade Shalom, é o chamado do Senhor para viver o seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo e Seu Evangelho em meio à vivencia familiar e atividades profissionais do século presente, colocando, porém, esta vocação como a grande prioridade de suas vidas e permeando toda a sua vida e atividades com o espírito deste carisma. Os membros chamados à Comunidade de Aliança devem estar dispostos a abraçá-la e vivenciá-la em toda a sua plenitude e radicalidade […] abraçando todas as renúncias e bênçãos que este chamado proporciona às suas vidas”.  (Estatutos – CCSH 5.1, 121) A Comunidade Shalom também possui três estados de vida: Matrimônio, Celibato pelo Reino e o Sacerdócio, nas duas formas de vivência do carisma.

.: Saiba mais informações sobre o Vocacional aberto clicando aqui

Viral_voc_of

Se você sente este chamado de Deus, não tarde mais a responder! Este ano de 2016 o vocacional traz como tema: Sim! Vou te seguir, Tua voz me conquistou. Não tenha medo de assumir o chamado de Deus na sua vida, permita que o Senhor te conquiste, como conquistou a cada um dos vocacionados de 2015.

Se você quer saber um pouco mais sobre a vocação Shalom, teremos Vocacional Aberto no dia 6 de março de 8h as 17h30 no Centro de Evangelização da Comunidade Católica Shalom da EPTG.

Fernanda Alkimim
Vocacionada da Comunidade Católica Shalom

← Voltar para Shalom Brasília


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Já fiz o vocacional shalom no ano de 2014 e um tempo de muito conhecimento de como e a comunidade católica shalom fiz tudo certinho fiz retiro,mandei carta mas enfim minha resposta foi de permanecer no grupo de oração e não continuar no vocacional mas se eu quisesse poderia fazer o vocacional novamente tudo bem esse ano de 2016 resolvi não comparecer no encontro vocacional aberto para evitar problemas futuros mas tudo e na vontade e no tempo de Deus hoje estou muito feliz sendo obra shalom servindo no grupo de oração e no ministério pois Deus nos criou para sermos felizes !!!