Notícias

CACV: mestres de oração para os jovens, os pobres e as famílias

Encontro Formativo aconteceu simultaneamente nos seis Regionais da Comunidade Shalom em Fortaleza.

comshalom

“Ensina-nos a rezar!”, o clamor do coração dos discípulos que queriam aprender a ter intimidade com o Pai é, mesmo quando não se percebe, o desejo de todo coração, e é o desejo especial de todo coração Shalom. E esta Palavra foi também o tema do Encontro anual de formação para a Comunidade de Aliança e Comunidade de Vida Shalom, o chamado CACV.

O Encontro, que em Fortaleza foi vivido nos dias 9 e 10 de novembro, contou com a presença de cerca de 3.800 irmãos da Comunidade de Aliança e 262 irmãos da Comunidade de Vida divididos em seus 6 regionais (Aldeota, Parquelândia, Parangaba, Fátima, Cidade dos Funcionários e Pacajus). 

O caminho da intimidade com Deus é também o caminho que foi apresentado pelo Papa Francisco neste que foi chamado “o Ano da Oração” em preparação ao Jubileu do ano 2025 que terá como tema “Peregrinos da esperança”.

No percurso do CACV, que é sobretudo um encontro formativo, e tem especial importância para toda a Comunidade, foram ministradas pregações à luz do tema geral – “Ensina-nos a rezar!”– também como uma grande motivação para uma viva participação da Comunidade no Ano Santo que iniciará dia 24 de dezembro de 2024, pois como disse o Pe. Silvio Scopel em sua pregação, o ano jubilar é “um ano de alegria pela misericórdia de Deus”.

Dentro do tema central as formações trataram das expressões de oração no Carisma Shalom, e também no tema dos jovens, famílias e dos pobres.

Falando sobre o tema “Mestres de oração para as famílias” o casal DA Comunidade de Aliança Yuri e Mirna Costa diziam no Regional Parquelândia :

“A experiência que Deus nos dá como família não é só para nós, mas se estende e se expande a outras famílias, aos jovens, ao outro.”

Já no Regional Aldeota disse a missionária da Comunidadede de Vida Delni Bezerra abordando a oração e os jovens:

“Nós devemos ajudar os jovens a descobrir a profecia que existe dentro deles… para ensinar precisamos nos aproximar”. 

O fim de semana que tanto falou sobre oração em suas formações também a tornou vivencial por meio de adorações Eucarísticas e das Santas Missas. E o clima de alegria e fraternidade entre os irmãos completou as graças enumeradas neste Encontro do qual a Comunidade percebe que sempre transborda um grande renovar vocacional.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.