A arquidiocese de Brasília ganhou uma cadeira usada pelo Papa João Paulo II durante visita pastoral ao Brasil em 1980. A entrega da relíquia, feita pelo governo do Distrito Federal, foi realizada na quarta-feira, 6 de novembro. De acordo com a instituição, a doação faz parte dos preparativos para os 65 anos da arquidiocese que será realizado em julho de 2025.
> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A cadeira foi usada por João Paulo II durante encontro com detentos do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A arquidiocese informou que agora ela ficará exposta na catedral metropolitana.
“Doar uma cadeira com tanta história é um gesto carinhoso e significativo do governo do Distrito Federal. Nós pretendemos colocá-la na nossa catedral, de forma que ela possa ficar exposta à visitação. Que as pessoas possam ver a beleza desse gesto do governo para o povo e, principalmente, para comunidade católica”, disse o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa.
Ele destacou ainda que a expectativa da celebração do ano jubilar arquidiocesano é que aumente as visitas de fiéis e turistas à catedral. “As pessoas vão poder ver a beleza deste monumento”, disse.
Convite ao Papa Francisco
O cardeal, que esteve presente no Sínodo da Sinodalidade, contou que entregou ao Papa Francisco o convite para estar presente no jubileu da cidade e da arquidiocese, em julho do próximo ano. O convite foi feito através de três cartas, uma assinada por ele, a segunda pelo Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, e a terceira pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.