Aos poucos, vamos mudando os nossos meios de colocar sobre um papel tudo aquilo que estamos sentindo. Na infância, descobrimos as letras, as palavras, os gostos, os sentidos. Na adolescência, descobrimos o diário, aquele velho diário de cadeado, que guardamos a sete chaves o que vivemos no dia. Já na juventude, o caderno se desnuda como um livro espantoso do colégio. Para uns, essa realidade do espanto é bem mais forte do que para outros. Porém, o caderno, sobre o qual hoje iremos falar, é muito mais valioso.
Mais valioso? Pra mim, sim. Proferir em um caderno aquilo que só meus olhos veem e que Deus toca, têm muito mais significado e não chega a ser tão casual e normal. Estava acostumada a guardar meus sentimentos, meus pensamentos, dor, alegrias, minhas escolhas em pequenos cadernos perdidos pela casa. Memórias sempre faziam parte destas linhas. Até o momento da descoberta do ‘Caderno de Oração’. Descoberta esta que veio com a felicidade de poder saber o quanto é muito bom ter algo para refletir grande parte do meu “eu”. Dentro deste caderno, rabisco minhas emoções mais profundas. Desenho os meus sentimentos, o meu desejo de Deus, desenho o rosto de Deus. É reconfortante saber que ao abrir meu caderno de oração sinto o cheiro do céu.
Escrever é uma arte sublime. Meu caderno de oração tem escritos, rabiscos, pinturas, imagens, vida… muita vida. Fico me perguntando: “E quando o mundo descobrir tamanho tesouro de 12, 20 ou 30 matérias que escondem a vida?”. O mundo não descobriu dentro de si ainda a potência de amor que o faz escrever não somente para si, em uma profunda melancolia de quem quer expressar de todas as maneiras o vazio que sente; vazio este que é a falta de Deus. Portanto, eu digo com toda sinceridade: sempre admirei o mundo virtual, escrever no pequeno blog, mas confesso que, ao descobrir o meu caderno de oração, pude deixar os meus segredos mais profundos escondidos dentro do coração de Deus.
Flávia Barreto – Sec. da Jovem – Propriá
Sensacional !
Achei muito interessante sua matéria, desde que aprendi a estudar a palavra de Deus (com a Canção Nova) faço esse estudo em cadernos. Já tenho vários, gosto de ler sempre é Jesus me conduzindo, fico pensando que quando eu partir minhas filhas possam encontra los, ler e quem sabe experimentar a conversão, o relacionamento pessoal com Jesus. A paz de Jesus e o amor de Maria. Abraços