Formação

Caminho Vocacional Shalom

Uma vocação é um chamado de Deus, um convite de Deus. Só que esse convite não vem em um envelope bonito, não vem pelo Correio, não vem por WhatsApp, não vem na Mídia.

comshalom

A palavra vocação deriva do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”. A vocação é, portanto, uma chamada, um convite. Deus é Aquele que, criando o ser humano, chama-o à vida, não somente a uma vida “física” ou “material”, mas à vida divina, ao amor, à santidade. Cada homem é chamado a responder a essa vocação universal, enraizada no sacramento do Batismo, segundo a própria identidade. O conhecimento de si mesmo permite ao homem descobrir aquele modo específico através do qual amará e servirá melhor Deus, a Igreja e os homens. Por parte do homem, a vocação deve ser, antes de mais nada, escutada no silêncio interior.

“A chamada do Senhor – fique claro desde já – não possui a evidência própria de uma das muitas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária. Deus vem de forma silenciosa e discreta, sem Se impor à nossa liberdade. Assim pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração”.1

Portanto, é necessária uma escuta atenta e uma leitura de nossa vida iluminada pela fé, para descobrir aquele dom especial que Deus nos concedeu.

Uma vocação é um chamado de Deus, um convite de Deus. Só que esse convite não vem em um envelope bonito, não vem pelo Correio, não vem por WhatsApp, não vem na Mídia. Esse convite vem no teu coração. Uma vocação é uma semente de Deus que ele coloca dentro de você, e um belo dia, Deus se utiliza dessas palavras ou Deus se utiliza de tantas outras coisas para que você diga: Hello! Eu sou desta vocação, eu fui chamado a essa vocação! E a vocação Shalom é isso, a vocação Shalom é uma maneira de viver um chamado de Deus ao qual nós e milhares de outras pessoas no mundo disseram ‘Sim’ (Emmir Nogueira).²

O Carisma Shalom é um modo, suscitado pelo Espírito Santo, de viver a vocação universal à santidade e à missão evangelizadora dos cristãos.

“A vocação à Comunidade Shalom é um chamado de Deus que se dirige a todo e qualquer membro batizado do povo de Deus que, tendo feito a experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz e que batiza no Espírito Santo (cfr. Jo 20,19-22), e confessando a fé católica, recebe o apelo de segui-Lo segundo o espírito desta vocação”.3

A Comunidade Shalom é composta de fiéis de todas as formas de vida, celibatários pelo Reino dos Céus, casados e sacerdotes, em unidade e complementaridade, refletindo assim a vida trinitária e o mistério da Igreja.

Vocação na Comunidade Shalom

“A vocação à Comunidade Shalom pode ser vivida em duas dimensões complementares: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança”.4

A Comunidade da Vida é o coração, o núcleo central da Comunidade Shalom. Seus membros recebem o apelo de uma oferta mais radical no seguimento do Senhor Jesus, através do espírito de pobreza, obediência e castidade, segundo a forma de vida de cada um. Tendo renunciado à posse de bens, projetos e planos pessoais, dedicam-se plenamente a Deus e ao Seu Reino através da oração, da vida fraterna e do serviço.

A Comunidade da Aliança recebe um apelo a uma oferta de vida a Cristo em meio às atividades familiares e profissionais, assumindo o compromisso de exercê-las segundo o espírito desse carisma e também de viver, em seu nível próprio, os compromissos de contemplação, unidade e evangelização.

Quando alguém é chamado por Deus à vocação Shalom, identifica-se com esse modo de ser, de viver, de servir; encontrar seu próprio lugar nessa modalidade específica de ser discípulo e ministro da paz.

Quer viver esse convite?

“Se arde em teu coração o Carisma Shalom, este é o teu caminho para Deus e para a santidade. Não tenha medo de oferecer tua vida a Cristo, pela Igreja, pelos pobres, pelos jovens e por todos os homens” (Moysés Azevedo).

A escuta da voz de Deus é um percurso árduo e, com frequência, enevoado. Por tal motivo, e também pelo fato de que um chamado divino acontece através da mediação comunitária, a Comunidade Shalom oferece um caminho de discernimento vocacional àqueles que o desejam. Para tanto, o candidato deve procurar o grupo vocacional da missão Shalom mais próxima à sua cidade ou entrar em contato com a Assessoria Vocacional para iniciar o caminho vocacional à distância mandando um e-mail para: vocacionaladistancia@comshalom.org

O caminho vocacional começa após o pedido do candidato e a admissão por parte da Comunidade. Tem a duração mínima de um ano e compreende:

– A participação aos encontros mensais, que tem por objetivo apresentar a especificidade do Carisma Shalom ao interno da Igreja;

– O acompanhamento espiritual mensal por parte do Acompanhador Vocacional (um diretor espiritual), um membro da Comunidade de Vida ou de Aliança que recebeu esse encargo;

– A experiência de viver como um membro da Comunidade de Vida (por pelo menos 30 dias) ou da Comunidade de Aliança (por no mínimo 2 meses);

– A participação de um retiro de aprofundamento vocacional (que ocorre em agosto ou setembro) e a um retiro vocacional final (no mês de dezembro ou janeiro).

Após o último retiro e com o devido consentimento do seu Acompanhador  Vocacional, o candidato pode requerer o ingresso à Comunidade Católica Shalom, que efetuará o discernimento final do seu pedido.

Por Elica Melo

Referências

1 Papa Francesco, Mensagem para a 55ª Giornata Mondiale di Preghiera per le Vocazioni, disponibile in

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/vocations/documents/papa-francesco_20171203_55-

messaggio-giornata-mondiale-vocazioni.html.

2 Entrevista, Festival Halleluya, 2016.

3 Estatutos da Comunidade Catolica Shalom, 8.

4 Estatutos da Comunidade Catolica Shalom, 10.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Boa noite, EU José de Melo Silva, estava no barro do PÂNTANO, em numa madrugada após a oração com o Padre António Furtado, foi tocado um novo dia. Nesse doce momento O Pai das MISERICÓRDIAS virou um chave dentro de mim.
    É já estou na minha Sétima comunhão após minha doce confissão.
    Amo Shalom e não é de hj.
    Desejo ardentemente fazer discernimento vocacional na amada SHALOM.
    Estou à 2 anos em uma abençoado e maravilhoso emprego que Jesus, Maria e José me deram.
    Me ajudem ser Shalom .

  2. A paz de jesus e salve maria ! Gostaria de fazer o processo vocacional na comunidade shalom , tenho um grande desejo de sevir a Deus e entregar a minha vida a Deus ,e se for da vontade de Deus ser padre