Desde a fundação da missão da Comunidade Shalom em Brasília, no dia 22 de abril de 2001, uma palavra se destacava: Kyrius. A palavra tem origem na cultura grega; com ela, os próprios gregos antigos, convertidos ao cristianismo, se referiam a ‘Deus’ ou ‘Senhor’. Em Brasília, o termo ganha uma característica especial, já que é nesta cidade que se encontra o coração do poder, de onde vêm as principais decisões nacionais.
O Kyrius dos primeiros missionários se manifestou novamente nas orações feitas pelo Conselho Local da missão, em 2019, para a reforma da capela no Centro da Asa Sul. “Aqui, em todas as vezes que se reza por uma capela na missão, há um mistério de Deus. Esse é o modo d’Ele falar conosco, que exige intimidade a Ele. Nossa intenção era reformar a capela original, mas, com o Conselho Local reunido, Deus falava para ampliar os espaços sagrados. Foi iniciativa de Deus zelar pelos espaços sagrados”, conta Orlando Machado, consagrado da Comunidade de Aliança e membro do Conselho Local.
Ao pedido de Deus para se alargar as tendas de oração, se somou o pedido do fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, à primazia do Sagrado. Em 2018, no Retiro do Conselho Geral da Comunidade, Deus falava desta primazia, uma forma de externar aquilo que a Comunidade traz encarnada em cada missionário.
“Jesus é o centro e o Senhor de nossas vidas. Alargar o espaço sagrado também é sinal de que a nossa vida é d’Ele, pertence a Ele. Evidenciar a presença de Jesus em nossas vidas através de uma capela maior, toda restaurada e planejada, é mostrar aquilo que nós cremos, que é o senhorio de Jesus em nossas vidas”, explica Roneide Monteiro dos Santos, responsável local pela missão de Brasília.
Com o Kyrios, Jesus quer reforçar, mais uma vez, a missão designada por Ele à Comunidade de Brasília. “Ele é o Senhor da Comunidade, o Senhor da Igreja, o Senhor do nosso país. Nosso país foi fundado pela haste da Cruz de Cristo, assim como a cidade de Brasília. Tudo aqui converge para o senhorio de Jesus. A capela reflete esse senhorio sobre as nossas vidas e a vida de um povo”, frisa Roneide.
A antiga capela tinha apenas 30 m². Com a reforma, será ampliada para 130 m² – um aumento de quase 5 vezes – com capacidade para abrigar 120 pessoas sentadas. As portas frontais terão abertura total, permitindo que o espaço se estenda para o restante do Centro de Evangelização, unificando os ambientes.
Alargar a capela permite que mais pessoas possam vir adorá-Lo, amá-Lo e estar na presença d’Ele, sendo alcançadas, tendo suas vidas convertidas, curadas e salvas.
Etapas
A etapa estrutural foi finalizada em dezembro. A construção foi iniciada com reforço estrutural para retirar um pilar existente no meio do salão antigo de missa. Nesta etapa também foram compreendidos os tubulões e vigas.
A etapa de acabamento para instalação de ar condicionado, parte elétrica e pisos também já foi concluída, o que permitiu cumprir os primeiros passos em relação às paredes.
Com piso e paredes prontos, é a vez de trabalhar com o forro – que deve ser feito entre 10 e 15 dias. Em seguida, entra a parte de pintura e acabamento de elétrica. A entrega dessa parte básica da obra está prevista para fevereiro, cumprindo assim a terceira etapa.
Na quarta e última etapa, em abril, chega o vitral da capela, o mobiliário litúrgico e a decoração. A inauguração está planejada para o fim deste mesmo mês.
“Ampliar a capela em que acontece nossa adoração perpétua demonstra o grande desejo da Comunidade em ser mais um sustento espiritual, de intercessão pelo país e pela Igreja. Dessa maneira, toda a Comunidade Shalom entra na dinâmica de comunhão e unidade na oração. Isso nos faz ser ainda mais filhos da Igreja”, finaliza Roneide.
Você deseja colaborar com a reforma da Capela Kyrios?
Contato: Regina Machado (61) 98226-0853
Para fazer sua doação:
Por PIX
Chave: 07.044.456-0029-01
ou
Por transferência bancária
Banco do Brasil
Agência: 1230-0
Conta Corrente: 113464-7
CNPJ: 07.044.456/0029-01
Associação Shalom