Shalom

Cardeal Kevin Farrell apresenta aspectos importantes sobre o chamado de Deus

Na homilia da celebração eucarística do Encontro Geral da Obra Shalom, o cardeal apresentou seis pontos importantes sobre o chamado de Deus.

comshalom

O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, apresentou, na homilia da celebração eucarística do Encontro Geral da Obra Shalom, realizado no último sábado (21), seis pontos importantes sobre o chamado de Deus. O cardeal ainda enfatizou:

“Queridos irmãos e irmãs, espero que cada um de vocês guarde sempre no coração a alegria de ter encontrado Jesus e de ter encontrado nele a “Luz que brilha nas trevas” e que cada um de vocês tenha a coragem de segui-lo no caminho que Ele os mostrou ou mostrará no futuro.”

1 – O Senhor também nos envia alguns “sinais”

Em primeiro lugar, saber discernir os “tempos da vida”. Você deve ter ouvido que no momento em que João Batista é preso, Jesus percebe que a missão do precursor acabou e agora começa a dele. Este é um primeiro ponto muito importante. Jesus entendeu que o tempo da “vida oculta” havia terminado e que agora começava o tempo da missão pública. Por isso deixou Nazaré, sua família, os afetos, mudou-se para Cafarnaum e iniciou seu ministério na Galiléia. Assim também para nós. O Senhor também nos envia alguns “sinais” para que percebamos que uma estação de nossas vidas está chegando ao fim e outra está começando. Portanto, devemos decidir e deixar para trás o que pertence ao passado para abraçar o chamado que o Senhor nos mostra. Não podemos esperar indefinidamente!

2 – Na origem de todo chamado está a iniciativa de Deus

Um segundo aspecto. A chamada vem porque “o Reino de Deus está próximo” (cf. Mt 4,17), como o próprio Jesus anuncia. A presença de Deus entre nós, através do seu Filho feito homem, é precisamente a nova e inesperada realidade que muda a vida e inspira toda a vocação cristã. Na origem de todo chamado não está o voluntarismo, mas a iniciativa de Deus que se faz presente e traz mudança e novidade à vida das pessoas.

3 – A conversão traz paz, serenidade e a alegria interior

Um terceiro ponto. Jesus diz: “Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 4,17). Para entrar no Reino é preciso sempre converter-se, isto é, questionar-se, deixar para trás os velhos modos de pensar e agir, e sobretudo os pecados e tudo o que é contrário a Deus. Às vezes também significa desistir de certos projetos de vida. Converter-se significa, em última análise, libertar-se e aderir a Cristo, à sua vontade, ao seu modo de ver as coisas. E aderimos ao que Ele quer de nós, à nossa vocação. Embora cansativa, a conversão traz paz, serenidade e a alegria interior de ter encontrado o caminho certo.

4 – Senhor pode fazer ouvir a sua voz

Um quarto ponto. O Evangelho mostra-nos como o chamado dos primeiros quatro discípulos surgiu de forma repentina e inesperada, e chegou justo no meio dos acontecimentos agitados da vida: enquanto “lançavam” as suas redes ou enquanto as “consertavam”. A mesma coisa acontece conosco. Não podemos esperar um momento em que não tenhamos compromissos, em que a vida esteja como que «suspensa», para começar a seguir o Senhor. No meio das nossas ocupações e preocupações, o Senhor pode fazer ouvir a sua voz e ela não deve ser sufocada pela rotina diária das nossas atividades.

5 – Todo chamado é antes de tudo um convite a tornar-se discípulo

Um quinto ponto. Todo chamado é antes de tudo um convite a tornar-se discípulo: “Segue-me!” (Mt 4,19), e deste tornar-se discípulo deriva uma tarefa, uma missão que o próprio Jesus nos confia. É o próprio Jesus que nos torna capazes para a tarefa que nos incumbe: “Farei de vós” pescadores de homens, diz aos seus primeiros Apóstolos. Ninguém pode dotar-se de capacidades que excedam as nossas forças. Ninguém pode pensar em ser um bom pai, uma boa mãe, um bom evangelizador, um bom sacerdote, por suas próprias forças. E também é importante refletir sobre o fato de que o Senhor sempre nos chama para algo belo e grandioso, que supera nossas expectativas e tudo o que fizemos em nossa vida passada. Pedro e André estavam pescando peixes e foram chamados para pescar pessoas e levá-las para a casa luminosa do Reino, tanta gente que estava dispersa, sem conseguir sair de sua escuridão, missão maravilhosa que Jesus também confia a vocês!

6 – Devemos confiar em Jesus que nos chama

Um último ponto, como o próprio Jesus fez quando saiu de Cafarnaum, os primeiros discípulos deixaram tudo – o barco e o pai – e o seguiram. Quando o chamado se torna evidente, quando nos parece claro e dirigido precisamente a nós, devemos confiar em Jesus que nos chama e deixar de lado toda ocupação, afeto e segurança e começar a seguir Jesus por um caminho cujo itinerário não conhecemos de imediato, não sabemos aonde isso nos levará, mas com certeza será algo grandioso que nos deixará felizes e será uma grande bênção para muitos outros.

Leia mais | Saiba como foi o primeiro dia de visita do Cardeal Farrell ao coração da Obra Shalom

> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Confira o segundo dia da visita do Cardeal à Comunidade Shalom:

Boletim da Família Shalom

Com o Boletim da Família Shalom a nossa família ficará ainda mais unida. Esse é um canal direto de comunicação entre Governo Geral da Comunidade, a Diaconia Geral, e você que faz parte de grupos de oração, da Comundiade de Vida e da Comunidade de Aliança. A cada mês um novo vídeo com informações diretas do Governo Geral para você.

Assista o Boletim de janeiro:

 

Inscreva-se para receber o Boletim por e-mail: comshalom.org/familiash

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.