Shalom

Carlo Acutis ensina que a santidade é uma resposta para o mundo de hoje

O segundo dia do CJS Alive 2021 teve pregação da Emmir Nogueira, um bate papo com Antonia Acutis e Padre Fábio Vieira que contou um pouco da história deste jovem Beato que vem conquistado cada vez mais fiéis.

comshalom

Estamos no segundo dia do Congresso de Jovens Shalom, na versão híbrida, com participação de vários jovens shalom espalhados pelo mundo. 

A primeira pregação foi com nossa cofundadora, Emmir Nogueira, que partilhou sobre o tema “Santidade uma resposta para o mundo de hoje”. Ela se embasou em reflexões deixadas pelo jovem e beato Carlo Acutis. De maneira geral, a santidade é algo simples e pode ser vivida no cotidiano. Ainda ocorreu o bate papo com a mãe do Carlo Acutis e o responsável pela Associação de devotos dele no Brasil. Em resumo, vimos hoje que a santidade é um desejo que deve estar em cada um.

>> Confira a programação oficial do CJS Alive 2021

Vejamos alguns pontos marcantes da pregação de Emmir Nogueira e da partilha feita por Antonia Acutis e Padre Fábio Vieira.

Como a santidade é uma resposta para o mundo?

A santidade é uma resposta muito antiga, é possível ver que a resposta que o mundo oferece, não funciona, afinal  parte de iniciativas humanas, são passageiras, e a humanidade procura pela verdade, afinal somente assim, se sente preenchido. E para sanar esta satisfação é preciso de algo divino.

A santidade é um dado divino

Carlo Acutis diz, “todos nascemos originais, mas a maioria vira fotocópia“. Fomos criados únicos, e no nosso batismo nos tornamos outra pessoa, mais originais ainda nos tornamos uma criatura nova. Emmir explicou que ontologicamente, ou seja, no mais profundo do nosso ser, “ao receber o sacramento do batismo, me torno nova criatura, sou benificada, me torno filha de Deus, sou divinizada. No Batismo, eu recebo em mim, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que é nada menos que a Trindade que mora e habita em mim”.

Mesmo que no batismo não se tenha visto nem sentido nada, naquele momento se tornou uma criatura nova e a Trindade passa a viver em cada um de nós. Este é o bem precioso, a graça santificante, não se pode esquecer desta graça recebida no Batismo, pois ela se perdura por toda a vida, para se possa unir a Deus.

Santidade é se unir a Deus

Vemos com a vida do Carlo, uma vida unida a de Deus com a graça vem as virtudes, os dons do Espírito Santo. Este novo amigo da Emmir e também dos jovens Shalom, na Sua sabedoria, tem suscitado santos jovens e muito jovens, para mostrar que é o poder da graça de Deus que os torna santos.

Foi uma alegria ouvir um pouco mais e de forma tão íntima sobre a vida de Carlo Acutis.

Eles viviam a santidade como algo muito normal. Antonia Acutis, durante a participação no CJS, foi efusiva ao dizer que seu filho não era um alienígena, era o próprio Deus que o motivava pela busca da santidade, ele apenas tinha o desejo de permanecer na graça, buscando a Eucaristia e adoração diária, oração do terço, e a confissão. 

Santos no cotidiano

Carlo se fez santo, ele pegou uma “auto estrada” sem nenhum empecilho para o céu. E aprendemos com ele que a  santidade é uma resposta de Deus para o mundo. Como também vemos nos Escritos, o desejo de santidade não é fácil, mas eu desejo, eu quero, eu vou. É necessário sair dos comodismo, não ser “santos de sofá”, como diz o Papa. “Sai dessa cadeira e clame ao Senhor  a graça de desejar ser santo. Este desejo gera a garra, eu confio em deus eu desejo ser santo… dizer sempre ‘não eu, mas Deus’, como Carlo dizia”, motiva Emmir.

 “A única coisa que devemos pedir a Deus em oração é o desejo de ser santos”

Antonia Acutis, mãe do Beato contou em detalhes como era a vida do filho, ele buscava viver tudo que a Santa Igreja e motivava aos outros com um sorriso, um frase, uma ação a viverem no mesmo estado de graça. 

A meta é a vida eterna

Carlo é muito objetivo ao afirma, “nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a nossa pátria. O céu está esperando por nós desde sempre”. A meta deve ser a vida eterna, o céu. Emmir, de uma forma descontraída explicava “sou estrangeira aqui, mas eu desejo, meus esforços são para aquilo que não passará. Aqui eu sou um nada, mas eu tenho uma alma e eu vivo para o céu.” E ainda questionou: “Quantas vezes hoje você pensou no céu?” É preciso pensar no céu o tempo todo, pois este o desejo que deve inflamar nos corações.

“Meu projeto de vida é estar sempre unido a Jesus”

O desejo é mais que o céu, é ser um com Cristo, pois com a Encarnação Ele se fez um conosco, Ele se uniu a cada pessoa, por meio doo batismo e deseja que se esteja unido a Ele. O desejo de quem ama uma outra pessoa é se fazer uma só, um ser único ser com o amado. Assim foi o amor que fez Carlo dizer: “meu alvo é ser um com Jesus!”

Amar a Jesus cada vez mais e assim, desejar mais pela santidade

Santidade é simples, é descomplicado, você nasceu para ser santo. Carlo diz “ a conversão nada mais é do que mover o olhar de baixo para cima, um simples movimento dos olhos é suficiente” e assim esquecer mais de si e ser para Deus e aos outros.

É quase uma fórmula:  – eu + Deus = Santidade

E por isso, vale a pena sempre dizer e repetir: não eu, mas Deus!

Deste modo, se nota que não é um processo de adição, mas um processo de subtração.

Buscando estar sempre em estado de graça, diante de Cristo se tornará santo. Antonia Acutis e também Emmir Nogueira, afirmaram que o terço é a escada mais curta para o céu, depois da Eucaristia, pois essa é a arma mais poderosa. ” Vencer a mim mesmo, para Deus ser glorificado. Ir contra mim mesma”, afirma Emmir.

Viva em estado de graça

A única coisa que precisa temer é o de pecar, pois o pecado destrói minha amizade com Deus.  É preciso viver em estado de graça. Carlo, como conta sua mãe, dizia que diariamente ele refletia sobre as ações com as pessoas, fazendo constantemente exame de consciência.

Explica Emmir, “nossa alma é cheia de gás santificante, se por acaso houver o pecado mortal, ou muitos veniais, corta o gás do balão, nossa alma, é este balão, feita paro o céu.  Mas o pecado corta a graça. Com isso, a confissão é  o que permite que a alma se levanta suavemente, e se uma a Jesus para continuar a caminhada rumo à santidade.” 

Parece complicado, mas não é, Carlo conseguiu este estado com 15 anos de idade e deixou provando com a própria forma que vivia que o desejo pela santidade, nos estimula a fazermos loucuras de amor. Nos aproximemos da Eucaristia, tenhamos encontros enamorados na Santa Missa e busquemos sempre estar com Jesus  em nosso projeto de vida, rumo ao céu, pois foi para ele que fomos criados. Sejamos testemunha do que vemos.

Serviço

O CJS continua ate amanhã, ainda há tempo de participar e adquirir seu Fees Formativo.

Quando: 12 a 14 de novembro

Onde: Na sua casa e na Missão mais próxima de você

Saiba mais

Adquira os produtos oficiais do CJS Alive 2021

Site oficial: www.cjs2021.org

Redes sociais: @juventudesh_

YouTube: Comunidade Católica Shalom

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.