O tradicional Retiro de Semana Santa da Comunidade Shalom em Fortaleza (CE) começou na tarde desta quinta-feira, 28 de março, no Ginásio Paulo Sarasate.
Para introduzir os participantes no mistério litúrgico deste dia e em todo o itinerário que o retiro propõe, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom e um dos pregadores, destacou a importância do Tríduo Pascal.
“A força de transformação das nossas vidas, está nos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”, assegurou Moysés.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“Se proponha a andar passo a passo com Jesus em cada um destes mistérios que celebramos. Vamos viver e meditar sobre essa dimensão da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor”, pediu o fundador.
Em seguida, Carmadélio Souza, missionário da Comunidade de Aliança abordou o tema principal do evento “Permanecei no meu amor”, retirado do Evangelho segundo São João, capítulo 15. Ele dirigiu suas palavras aos participantes que estão pela primeira vez, mas também aqueles que já vivenciam os mistérios pascais há mais tempo.
Veja como foi o primeiro dia do Retiro em Fortaleza:
Um mistério que só o Amor nos faz compreender
Parafraseando a música “Vinho Novo”, da Comunidade Shalom, o missionário explicou que “O amor nos faz compreender os mistérios que vivemos nestes dias.” E que, “preparados pelo tempo quaresmal, são mistérios que só conseguimos,de fato, entender à luz do amor.”
O consagrado explicou que “o tríduo que se inicia hoje é sempre tempo de silêncio, confissão, arrependimento, balanço de vida à luz da caminhada que a Igreja nos chama a fazer.”
Ainda sobre o evangelho que fundamenta o tema central, ele chamou atenção dos participantes que, por dez vezes o verbo permanecer aparece na passagem.
A chave de leitura está nos versículos 9 e 10:
“Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
Ele explica a relação entre a permanência e o amor: “A insistência é um sinal de amor, por isso que Jesus se refere tanto ao verbo permanecer”.
“A insistência e a perseverança são virtudes que acompanham o amor. Quem ama, persevera no amor, quem ama, não desiste de amar. A permanência é uma virtude que acompanha o amor verdadeiro”, declara Carmadélio
Amor que permanece quando todos vão
Além de apresentar a virtude da permanência como essencial para quem deseja amar a Deus, o missionário revelou que o próprio Deus é modelo de insistência:
“Amor divino não muda com o tempo. Nós vamos envelhecendo, mas ele nos acompanha”, Carmadélio.
Para ajudar os fiéis a “vislumbrar a grandiosidade deste amor divino que permanece”, ele fez um comparativo com o amor de mãe.
A seguir, confira na íntegra o poema que Carmadélio recitou durante sua pregação:.
Poema “Mãe é quem fica”, de Bruna Estrela
Depois que todos vão.
Depois que a luz apaga.
Depois que todos dormem.
Mãe fica.
Às vezes não fica em presença física.
Mas mãe sempre fica.
Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver.
Uma parte sempre fica.
Fica neles.
Se eles comeram.
Se dormiram na hora certa.
Se brincaram como deveriam.
Se a professora da escola é gentil.
Se o amiguinho parou de bater.
Se o pai lembrou de dar o remédio.
Mãe fica.
Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.
É quando a gente fica que nasce a mãe.
Na presença inteira.
No olhar atento.
Nos braços que embalam.
No colo que acolhe.
Mãe é quem fica.
Quando o chão some sob os pés.
Quando todo mundo vai embora.
Quando as certezas se desfazem.
Mãe fica.
Mãe é a teimosia do amor, que insiste em permanecer e ocupar todos os cantos.
É caminho de cura.
Nada jamais será mais transformador do que amar um filho.
E nada jamais será mais fortalecedor que ser amado por uma mãe.
É porque a mãe fica, que o filho vai.
E no filho que vai, sempre fica um pouco da mãe:
Em um jeito peculiar de dobrar as roupas.
Na mania de empilhar a louça só do lado esquerdo da pia.
No hábito de sempre avisar que está entrando no banho.
Na compaixão pelos outros.
No olhar sensível.
Na força pra lutar.
No coração do filho, mãe fica.
Convite à obediência
De maneira prática, ele afirma que a forma de se demonstrar o amor a Deus, foi dita por Jesus: a obediência a sua vontade.
“Avaliemos o amor por Deus: não consiste em sentir muito, mas em amar muito. Como? Obedecendo muito. É preciso obedecermos aos mandamentos, seguirmos a sua vontade. Quando amamos a Deus, não há como fugir disso”, garante.
A obediência, segundo Carmadélio, diz respeito também a retornar ao caminho de Deus, a conversão interior. Ele deu um exemplo de um jovem que possuía o vício da bebida e sempre amanhecia na “sarjeta”. Ele fez uma analogia com as “sarjetas que caímos nas quando abandonamos o Senhor e não permanecemos no seu amor”
“O amor que muda o mundo é o amor do sacrifício. Quem ama, se sacrifica. É inerente ao amor, o sacrifício”, declara ele.
O consagrado, citou ainda duas frases dos santos:
“Amar até doer”, Santa Teresa D’Ávila
“É duro seguir-te, mas é impossível te deixar”, Santo Agostinho
Para aqueles que já vivem há anos o mistério do Tríduo Pascal, Carmadélio alertou para não se acostumarem, como se fosse “só mais um retiro, só mais uma semana santa”.
“Nós já sabemos o final da história, mas a grande graça, é contemplar com um olhar novo de quem compreende, de quem quer permanecer. Precisamos pedir a Deus saúde e vida, para viver cada vez mais, inúmeras Semanas Santas, para sermos renovados”, afirma ele.
Participe do Retiro de Semana Santa 2024
O Retiro de Semana Santa Shalom 2024 já começou e ainda dá para você participar. Em Fortaleza (CE) está acontecendo no Ginásio Paulo Sarasate, com inscrições realizadas no local. Você também pode acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br e inscreva-se. Além de oferecer acesso a toda a programação do encontro, a inscrição ajuda a custear o espetáculo A Paixão de Cristo, tanto para o evento em Fortaleza (CE), quanto no formato on-line.
Serviço
Data: 28 a 31 de março de 2024
Local: Ginásio Paulo Sarasate – Rua Ildefonso Albano, 2050 – Dionísio Torres, Fortaleza-CE
Site Oficial: semanasantashalom.com.br
Mais informações: @comshalom