“Assim como o solo não pode semear a si mesmo, não pode cultivar-se, ou ele mesmo colher os frutos produzidos nele, mas precisa dos agricultores, para desempenhar tais funções. E como o Espaço de Paz também não poderia nos educar por ele mesmo: Deus escolheu, dentre muitos, seis missionários para desempenhar o papel de educadores; André, Benedito, Gabriel, Natacha, Socorrinha e Irandi.
Estes educadores, que nos ensinaram valores muito maiores do que o mundo poderia nos ensinar, valores como: humildade, respeito mútuo e tantos outros. Nos ensinaram que somos uma família, que diante de tudo podemos contar uns com os outros.
Ensinaram que sempre haverão diferenças, porém, o que realmente importa é como conviveremos com elas. E que cada um de nós temos por obrigação cuidar um do outro.
Acima de tudo ensinaram que em tudo podemos ver Deus, seja no esporte, através do cuidado, bem-estar do outro, pois o corpo do outro também é templo do Espírito Santo, ou até mesmo nas aulas de Educação Ambiental onde aprendemos que Deus criou tudo, e deixou para podermos cuidar da melhor forma.
Neste dia, só podemos louvar a Deus pela vida de cada um de vocês, que deixaram seus entes queridos, suas casas, suas cidades e tantas outras coisas, mas provaram dos “cem vezes mais” descrito no evangelho. Pelo, sim, de vocês cada um de nós foi alcançando, Deus abençoe e faça cada um de vocês Santos.
Que a Virgem Marajoara interceda por cada um de vocês!
Em nome da família, Espaço de Paz, obrigado! Shalom!”
Por Breno Teles