Institucional

“Cinco pães e dois peixinhos”: participe e seja missionário

comshalom

missão campanhaA Comunidade Católica Shalom pretende gerar um grande movimento missionário entre os seus membros e os de sua Obra entre outubro de 2014 e março de 2015. Para isso, promove a campanha “Cinco pães e dois peixinhos” através da qual favorecerá o envio missionário de curta duração.

Todos os batizados são missionários, pois devem responder ao apelo de Cristo no Evangelho que diz: “Ide por todo o mundo, anunciai o evangelho a toda criatura.”. Para responder a tal chamado, o cristão pode (e deve) anunciar o amor misericordioso de Deus no seu dia-a-dia, na cidade em que mora, nas suas atividades corriqueiras. Entretanto, existe um modo muito particular de fazê-lo e este se dá juntamente quando o Senhor nos convida a deixar a nossa terra para anunciá-lo. Seguindo o seu exemplo, que não restringiu o anúncio do Evangelho à cidade em que residia, os apóstolos não pouparam esforços e avançaram por onde o Espírito os conduzia, lançando as redes a fim de pescar peixes de toda espécie para o reino de Deus. Homens e mulheres santas, partindo de diversos locais do mundo, desbravaram terras nunca pisadas por cristãos e anunciaram a Boa Nova da salvação. Como não ser gratos a Deus pelos missionários que partindo da Europa trouxeram a fé em Jesus Cristo para a então longínqua terra do Brasil. Graças às suas respostas generosas ao apelo de divino, hoje conhecemos a Palavra de Deus, podemos comungar e amar a Virgem Maria. Nós também queremos dar o nosso ‘sim’!

Como surgiu a ideia da campanha?

Todos os anos, nos mês de outubro, a Comunidade Shalom procurar promover o espírito missionário entre o povo a ela confiado. Muitas pessoas, entretanto, acabavam esbarrando na dificuldade relacionada ao tempo de duração da missão. Rezando para discernir como promoveríamos isso neste ano, o Senhor nos deu a passagem da multiplicação dos pães no evangelho de São João. Esta é justamente a palavra na qual a pequena oferta de menino (cinco pães e dois peixinhos – daí o nome da campanha) pela oração de Cristo, sacia uma grande multidão. Nós também temos uma grande multidão para saciar! Estava ali uma resposta de Deus! Lendo esta passagem surgiu a ideia da campanha que tem por intuito dar a cada um a oportunidade de ofertar os seus “cinco pães e dois peixinhos”, e com esse dinamismo de ofertas unidas a Graça saciar uma grande multidão.

Orientações práticas

Aqueles que se sentirem chamados a  partir em missão por meio da campanha devem entrar em contato com o responsável da sua missão (Coordenador Apostólico na maioria dos casos). Este, por sua vez, fará um breve processo de discernimento com o candidato e os responsáveis da missão para o qual este quer ser enviado.
Tendo sido confirmado o pedido, e chegado o período de missão, é só arrumar as malas e partir!

Por que partir em missão?

A resposta ao apelo de Cristo para partir em missão tem uma dupla via de benefícios! Em primeiro lugar, são beneficiados aqueles que recebem o anúncio e a experiência que mudará decisivamente as sua vida. São muitos os que sofrem a grandíssima dor do desconhecimento de Deus e do seu amor redentor e que esperam ansiosamente o nosso SIM. Em segundo lugar, são largamente beneficiados os missionários, pois Deus nunca se deixa vencer em generosidade! Como disse, São João Paulo II: “É dando a fé que ela se fortalece”! Desta forma, para além da belíssima experiência humana que a vida missionária supõe, aqueles que partirem voltarão fortalecidos em algo fundamental para as suas vidas. Estarão mais preparados para viverem a missão de todos dias.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.