Notícias

Cinco serviços oferecidos pelo Projeto Amigo dos Pobres neste tempo de Pandemia

Você sabe quais são os serviços oferecidos pela Comunidade Católica Shalom neste tempo?

comshalom

O projeto da Promoção Humana Shalom, Amigo dos Pobres, é uma ação da Comunidade para auxiliar a população de rua de Fortaleza neste tempo de Pandemia do novo Coronavírus.

Após quase duas semanas de trabalho intenso em dois locais de acolhida e serviço aos mais pobres, caminha-se para a abertura de um novo centro em poucos dias.

Para que possamos entender melhor como funciona o trabalho realizado por esse Projeto, apresentamos, a seguir, os 5 serviços oferecidos pela casa São Francisco, em Fortaleza.

________________

1. Acolhida.

A casa é realmente deles. Não é simplesmente um local em que podem receber uma refeição, mas um lugar para encontrar sorrisos escondidos pelas máscaras, mas escancarados nos olhares dos voluntários. Ali eles são escutados, acolhidos, recebidos como parte de uma família.

Muitos irmãos em situação de rua se oferecem para limpar os arredores dos locais onde acontece o Projeto, ensinam uns para os outros como funciona a dinâmica da casa e como se deve respeitar as regras. Tudo isso como fruto de um sentimento de pertença que já existe entre eles. O Shalom se tornou, de maneira ainda mais profunda, o que Deus tem pedido para ser: A casa dos jovens e dos pobres.

2. Entrega de café da manhã.

Todos os dias, a partir das 8h, inicia-se a entrega do café da manhã. As doações de alimento recebidas pelo Projeto compõem o cardápio do dia, com variedade de produtos, de pães e outros complementos para essa refeição.

Antes de receber os alimentos, eles recebem orientações sobre a lavagem das mãos, rezam juntos pedindo a benção do que vão comer e ,sem aglomerações, a fila é formada, mas logo acaba.

É impossível não se emocionar com as pequenas partilhas que escapam enquanto eles esperam e com a alegria por iniciar o dia deles com uma refeição, sabendo que podem voltar e ser acolhidos novamente, no dia seguinte.

3. Banho e troca de roupa.

Ainda na casa São Francisco, a estrutura permite banho e troca de roupa. As doações que são recebidas de peças masculinas e femininas são separadas, passam por uma triagem, e em seguida, são lavadas, secas e organizadas por tamanho para serem entregues aos que desejarem colocar uma roupa limpa antes de receber a próxima refeição.

Os moradores de rua recebem também kit de higiene pessoal para o banho e máscaras. A satisfação por estarem vestindo algo confortável é visível e transborda não somente dos beneficiados pelo projeto, mas também dos voluntários, que acompanham esse caminho, repetidamente, todos os dias.

4. Cadastro.

Terminada a entrega do café da manhã, os voluntários se dirigem para a praça próxima ao local, para cadastrar os moradores de rua para a entrega do almoço, ao meio dia.

Neste momento, alguns deles aproveitam para contar as suas histórias e para agradecer. Mais do que a expectativa pelo alimento, existe a necessidade da escuta. São inúmeras as histórias de vida cheias de contratempos, escolhas mal feitas e abandonos que os levaram a essa situação atual.

Esse momento é também aquele em que os voluntários aproveitam para aprofundar a conversa e conhecer mais os corações daqueles que chegam até eles.

Também é a ocasião em que são identificados aqueles que possuem sintomas ocasionados pelo novo Coronavírus, com testes de temperatura e orientações médicas.

5. Entrega de almoço.

Ao meio dia, as marmitas, preparadas pelos voluntários chegam à praça. Hora de formar as filas, higienizar novamente as mãos e abençoar mais uma vez, agradecendo pelo alimento que foi providenciado através do cuidado divino.

Mais uma vez, o projeto é socorrido por todas as doações que são recebidas e que viabilizam a preparação e a entrega destes alimentos.

____________

(Bônus!)
Evangelização
Esse ponto está fora da lista por, na verdade, estar presente em tudo o que falamos até aqui. Nenhum serviço é feito como mera entrega material, somente. Tudo o que o projeto Amigo dos Pobres deseja fazer, é levar Jesus aos homens. Essa é a primeira missão dos voluntários: fazer com que cada parte desse processo, desde a acolhida até a limpeza e esterilização do local e dos itens de trabalho, a evangelização aconteça. Através do amor, não somente o corpo será respondido, mas também o verdadeiro anseio dos corações.

____________

Serviço: Projeto Amigo dos Pobres
Atendimento: Domingo a domingo – das 9h às 14h
Contato: (85) 9 8802 – 5381
Cadastro para voluntários e Doações online: amigodospobres.org
Centro de arrecadação na Capital Cearense: Colégio Shalom: Rua Oswaldo Cruz, 3401 –  Bairro São João do Tauape

____________

Unidades de atendimento e apoio na Capital Cearense
Casa São Francisco: Rua Floriano Peixoto 1717 (Alimentação)

Centro de Evangelização Shalom de Fátima – Casa João Paulo II: localizado na Rua Saldanha Marinho – Bairro de Fátima (Centro de Triagem)

Confira também

Você tem ajudado os mais pobres neste tempo de quarentena?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.