Mundo

Cinquenta mil crianças somalis correm o risco de morrer de fome

comshalom

SOMALIA-UNREST-AID-FILESNa Somália mais de cinquenta mil crianças estão tão subalimentadas que correm o risco de morrer. É a denúncia contida num documento assinado por vinte e duas organizações humanitárias, agências internacionais e associações locais, comprometidas na Somália.

O documento foi divulgado quando o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante uma visita à sede da Fao em Roma, organização da Onu para a alimentação e a agricultura, frisava a necessidade de intensificar os esforços internacionais na luta contra a fome.

De facto, segundo Ban Ki-moon, «o fim da fome é possível, mas é preciso fazer mais». O Secretário da Onu realçou que todos têm direito a uma nutrição adequada, acrescentando que o Comitê para a segurança dos alimentos e a Fao trabalharam muito para alcançar os objetos do programa chamado Zero hunger challenge (Oportunidade fome zero).

No documento das organizações ativas na Somália frisa-se como depois de três anos da devastadora carestia que atingiu o país africano pelo menos três milhões de pessoas ainda sofrem os efeitos da crise. A Somália foi a mais atingida pela seca de 2011 que envolveu mais de 13 milhões de pessoas no Corno de África.

 

Fonte: L’osservatore Romano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.