Formação

Colocar o coração no que as mãos fazem

comshalom

XXXIII Domingo do Tempo Comum [C]
Malaquias 3, 19-20a; 2 Tessalonicenses 3, 7-12; Lucas 21, 5-19

Quem não quer trabalhar, também não deve comer

O Evangelho deste domingo faz parte dos famosos discursos sobre o fim do mundo, característicos dos últimos domingos do ano litúrgico. Para que em uma das primeiras comunidades cristãs, a de Tessalônica, havia crentes que tiravam desses discursos de Cristo uma conclusão errônea: é inútil agitar-se, trabalhar e produzir, já que tudo está a ponto de acabar; é melhor viver cada dia, sem assumir compromissos no longo prazo, talvez vivendo um pouco de brisa.

A estes, São Paulo responde na segunda leitura: «Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranqüilidade o seu próprio pão». No começo da passagem, São Paulo lembra a regra dada aos cristãos de Tessalônica: «Quem não quer trabalhar, também não deve comer».

Esta era uma novidade para os homens da época. A cultura à qual pertenciam desprezava o trabalho manual; consideravam-no degradante para a pessoa, como se fosse exclusivo de escravos e incultos. Mas a Bíblia tem uma visão diferente. Desde a primeira página, ela apresenta Deus que trabalha durante seis dias e descansa no sétimo. Tudo isso, ainda antes que se fale do pecado na Bíblia. O trabalho faz parte, portanto, da natureza originária do homem, não da culpa nem do castigo. O trabalho manual é tão digno como o intelectual e o espiritual. O próprio Jesus dedicou vinte anos ao primeiro (supondo que tenha começado a trabalhar por volta dos 13 anos) e somente dois anos ao segundo.

Um leigo escreveu: «Que sentido e que valor tem nosso trabalho de leigos diante de Deus? É verdade que nós, leigos, nos dedicamos também a muitas obras de bem (caridade, apostolado, voluntariado); mas a maior parte do tempo e das energias da nossa vida é dedicada ao trabalho. Assim, se o trabalho não vale para o céu, teremos bem pouco para a eternidade. Todas as pessoas às quais perguntamos sobre isso não souberam nos dar respostas satisfatórias. Elas nos dizem: ‘Ofereçam tudo a Deus!’. Mas isso é suficiente?».

Respondo: Não, o trabalho não vale somente pela «boa intenção» que temos ao realizá-lo, ou pelo oferecimento que se faz dele a Deus pela manhã; vale também por si mesmo, como participação da obra criadora e redentora de Deus e como serviço aos irmãos. É através do trabalho humano – diz um texto do Concílio – «que o homem sustenta de ordinário a própria vida e a dos seus; por meio dele se une e serve aos seus irmãos, pode exercitar uma caridade autêntica e colaborar no acabamento da criação divina. Mais ainda: sabemos que, oferecendo a Deus o seu trabalho, o homem se associa à obra redentora de Cristo» (Gaudium et spes, 67).

Não importa tanto que trabalho a pessoa realiza, mas como o realiza. Isso restabelece uma certa igualdade, deixando de lado todas as diferenças (às vezes injustas e escandalosas) de categoria e remuneração. Uma pessoa que desempenhou tarefas muito humildes pode «valer» muito mais que quem ocupou cargos de grande prestígio.

O trabalho, como foi dito, é participação na ação criadora de Deus e na ação redentora de Cristo, e é fonte de crescimento pessoal e social, mas também, sabemos, é fadiga, suor, dor. Pode enobrecer, mas igualmente pode esvaziar e consumir. O segredo é colocar o coração no que as mãos fazem. O que cansa não é tanto a quantidade ou o tipo de trabalho que se faz, mas a falta de entusiasmo ou de motivação. Às motivações terrenas do trabalho, a fé acrescenta uma eterna: nossas obras, diz o Apocalipse, nos acompanharão (Ap 14,13).

Comentário do Pe. Raniero Cantalamessa, ofmcap. – pregador da Casa Pontifícia – sobre a liturgia do XXXIII domingo.

Fonte: Site Zenit


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.