Em Nápoles, na Itália, um padre tem chamado a atenção da população. Com um confessionário improvisado, ele tem ido às ruas convidar fiéis para viver uma experiência de reconciliação com Deus, por meio do sacramento da confissão. Essa iniciativa surgiu depois que a frequência de fiéis nas igrejas da cidade diminuiu, estimulada, nesse tempo, pela pandemia de Covid-19. O jovem padre Michele é vigário de três paróquias da histórica cidade italiana.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
O sacerdote evangeliza as pessoas nas calçadas mesmo e as ajuda a se confessarem. Inclusive, alguns jovens paroquianos o contribuem nessa importante missão, anunciando também a Boa Nova às pessoas e participando de apresentações teatrais baseadas no Evangelho. Essa iniciativa de padre Michele já acontece há mais de 18 anos e, ao longo de todo esse tempo, já ajudou milhares de fiéis.
Ele acredita que esse estilo de anunciar o Evangelho é o que Jesus ensinou aos seus discípulos, pois estava sempre nas ruas com o povo. É ainda o que Papa Francisco tem orientado: uma igreja em saída e com pastores com cheiro de ovelha.
Leia também | Keciane Lima é a nova vocal feminina do MSH
Um confessionário improvisado
Em entrevista à impressa local, o padre explicou que cada vez menos pessoas estão indo para a igreja participar das celebrações eucarísticas ou mesmo receber o sacramento da confissão. No entanto, vale ressaltar que as pessoas precisam de Deus e, por isso, ele vai às ruas para ajudá-las a confessar.
“Nunca tenho um minuto livre quando estou lá: muitos sentem, ao me ver, a necessidade de se aproximar do Sacramento. As pessoas se aproximam de mim, incluindo aqueles que se juntaram a seitas satânicas. Vi pessoas perdoando os assassinos de seus pais”, disse a um jornal italiano.
Como dito anteriormente, a abordagem pastoral adotada pelo sacerdote é exatamente o que o Santo Padre exortou os padres e bispos a adotarem para que tenham o cheiro das ovelhas. Em um momento em que a pandemia afasta muitos fiéis da Igreja, padre Michele faz tudo o que é possível para ir ao encontro de cada ovelha.
Inclusive, ele usa amplamente as redes sociais e outros meios modernos de comunicação em suas iniciativas de evangelização. Sua página no Facebook tem mais de 21.000 seguidores e seus sermões são enviados para centenas de milhares de pessoas por WhatsApp. Além de tudo, uma de suas paroquiais tem adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento todos os dias do ano.
Coisa mais fantástica, Jesus! Bendito seja Deus!