Institucional

Com Cristo, aprendemos a viver o ‘ciclo da misericórdia’

comshalom

SAM_3642A manhã do segundo dia do Renascer em São Luís foi marcada pela misericórdia de Deus. E nessa “festa da misericórdia”, durante a pregação do Pe. Osvaldo Vieira, os participantes ouviram exemplos bíblicos de pessoas resgatadas pelo Amor incondicional de Cristo, a fim de, como Ele, também usarem de compaixão para com o próximo.

O padre deu o exemplo de Zaqueu e Levi, que provam desse Amor quando encontram o olhar de Cristo. Também falou de Tomé, que mesmo desafiando a Deus teve a experiência com o Ressuscitado. Da mesma forma, os discípulos de Emaús estavam, como disse Papa Francisco, “tristes e com os passos sem sentido”, mas tiveram a experiência de reconhecer Cristo que estava com eles.

O último exemplo foi o de Pedro, que cheio de fraquezas, recebeu de Cristo a missão de ser Pedra, de fundar a Santa Igreja Católica. Assim como eles prosseguiram na fé, toda a humanidade é também chamada a prosseguir.

Através destes e de outros exemplos, os participantes foram se aprofundando na beleza da misericórdia de Deus, que deseja alcançar os mais pecadores, os mais fracos. Conforme concluiu o padre Osvaldo, Cristo é o maior modelo do que se deve ser, e com Ele aprendemos a viver o “ciclo da misericórdia”, através de três passos: arrependimento, contrição e misericórdia com o próximo.

Finalizando mais uma pregação, padre Osvaldo falou aos participantes do Renascer sobre como usar de misericórdia com o irmão, como olhar para fora de si e alcançar o próximo, a fim de concluir este ciclo.  Após ouvirem as palavras do sacerdote, os participantes puderam viver um momento de contemplação da cruz de Cristo, enquanto eram motivados a recordar quais pessoas os tinham ferido e, assemelhando-se a Cristo, usar de misericórdia com as mesmas.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.